terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Se segura, Mengão!



Bom Dia, Buteco!

Flamengo x Independiente. Não havia adversário mais pesado na competição. 

Amigos, não se iludam com o jejum de títulos argentinos (nos últimos 30 anos ganharam apenas em 1994 e 2002) ou com a atual 7a colocação no campeonato portenho: os caras são enjoados. Reza a lenda que nunca perderam uma final continental... Não à toa, são conhecidos como Rey de Copas e jogam em um estádio cujo nome é simplesmente Libertadores de América.

Nessa SulAmericana, entraram na primeira fase, como o time mais bem classificado no campeonato argentino, dentre aqueles que não conseguiram vaga para a Libertadores. Eliminaram Alianza Lima, Deportivo Iquique, Atlético Tucuman, Nacional do Paraguai e Libertad. Tirando o primeiro jogo da competição (0x0 em casa com o Alianza Lima), em todas as outras etapas conseguiram vitórias por 2 gols em casa. Na semifinal, precisando reverter um 0x1, abriram 2x0 com 20 minutos de jogo e terminaram o primeiro tempo com o 3x1 que valeu a vaga. Vamos encontrar um estádio lotado e uma torcida que empurra o time até o fim. É guerra, amigos!

Do lado de cá, entramos mais confiantes do que nunca estivemos nesta temporada. O time, embora extremamente desgastado pela sequência de jogos decisivos deste último mês, vem apresentado uma competitividade que honra as tradições Flamengas. A velha mística dos Pratas da Casa que surgem do nada para nos levar às glórias está muito bem representada pelas trajetórias de César, Paquetá, Vizeu e, o não menos emblemático, Juan.

Das discussões sobre a postura tática do time em Barranquilla, apareceu recorrentemente a visão de que o time fora excessivamente defensivo. Particularmente, não acredito que a postura tenha sido a de jogar deliberadamente atrás, entendo que o adversário é que acabou por nos encurralar e as fracas atuações de Diego e Éverton Ribeiro acabaram por nos deixar sem posse de bola. De qualquer forma, fecho com El Profe quando ele diz que há jogos em que se tem apenas que guerrear. O jogo de amanhã será o maior expoente desta mensagem.

Com o time bem desgastado, o principal é não voltar derrotado. Sem a regra do gol fora, um empate lá nos dá a vantagem de trazer a decisão para um Maracanã entupido, após um providencial descanso de uma semana. 

Se segura, Mengão!