terça-feira, 26 de setembro de 2017

Cenários para a Final


O jogo é truncado, típico de uma final de campeonato. Flamengo tem a posse de bola, mesmo jogando fora de casa, mas o adversário está atento, esperando a oportunidade de abrir o placar em um contra-ataque. O primeiro tempo vai se arrastando em um nervoso 0x0 até que, em um passe primoroso, Diego aciona Berrio na direita, em diagonal. O colombiano chega antes do zagueiro e bate forte, sem chances para o goleiro. 1x0. Fim do primeiro tempo.

25 do segundo: faltam 20 mais os acréscimos. O time da casa, em desvantagem, parte para o abafa. A zaga do Flamengo ganha todas pelo alto, mas o time não consegue encaixar mais nenhuma trama ofensiva. Sai Everton, entra Vinícius. Outra bola na área Flamenga, a zaga afasta novamente e ela cai em alguém que não conseguimos ver, de tão rápido que sai o lançamento. Quando nossa visão está novamente em foco, VJ já está entrando na área. O tiro sai cruzado, certeiro: 2x0. 

Nos últimos minutos não há mais jogo, só a espera pelo apito final, triunfante. 

***


A preparação psicológica para uma final de campeonato é tão (senão mais) importante quanto as partes física e técnica do jogo. O cenário descrito acima seria perfeito, mas é tão possível quanto qualquer outro roteiro imaginado. E se, ao invés do gol, Berrio sair contundido com 5 min de jogo? E se, em um erro individual, acabarmos por sairmos nós, em desvantagem, para o intervalo?

Este texto tem a pretensão de lembrar que, em um jogo de futebol, qualquer cenário é possível. Mais que isso, queremos lembrar que em qualquer cenário que se apresente, cabe ao Clube de Regatas do Flamengo, seus torcedores e aos atletas que os representam, acreditar sempre! 

Se tivermos um jogador expulso com 5 minutos de jogo, que os outros 10 se movimentem tanto, a ponto de nos fazer esquecer a inferioridade numérica. Se houver uma falha do goleiro, que os atacantes compensem, traduzindo em gols as poucas oportunidades que aparecerão. Se a partida for para os pênaltis, que os batedores não desperdicem nenhuma cobrança. Se cair um meteoro no campo, que se aproveite a hesitação do adversário para abrir o placar! Concentração e empenho em níveis máximos. Confiança acima de tudo!

***

Finais não são jogadas. Finais são vencidas.  A expectativa é de jogo duro, pegado e truncado. Nos preparemos para isto.

Estando preparados para encarar qualquer cenário, ficamos mais próximos do 2x0, Berrio e VJ.

Seremos Campeões!