sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Esperança renovada








Irmãos rubro-negros,



nosso amado Flamengo vai para a sua sétima final da Copa do Brasil.

O futebol é realmente incrível. Um ano que se avizinhava muito ruim, do ponto de vista dos resultados, pode se tornar histórico.

Evidentemente, a mudança no comando técnico da equipe foi fundamental para a renovação do estado de espírito de todos nós.

Fosse a comissão anterior, ficaria a sensação de que não fizeram mais do que a obrigação e de que o saldo ainda lhes seria desfavorável, diante das expectativas criadas para o ano e dos resultados até então obtidos.

A vinda do Reinaldo Rueda, porém, trouxe novo ânimo. Foi boa não apenas em razão de sua competência, mas também pelo aspecto emocional.

Quanto à parte tática, a despeito do pouco tempo de trabalho, já se vê nitidamente a diferença para melhor na postura da equipe.

Jogamos com Cuéllar e Arão, propondo o jogo, e não se viu a necessidade de um cão de guarda ali para cobrir laterais ou evitar contra-ataques do adversário.

Os chutões ou lançamentos diretos para o Guerrero rarearam, assim como os cruzamentos infrutíferos. A saída de bola melhorou muito e aos laterais foi determinado que façam primeiramente aquilo que a posição exige: defender.

Os jogadores avançados de lado já não precisam voltar até a nossa área a todo momento, para realizar uma função defensiva que, por exigir bastante do físico, prejudicava as ações ofensivas, que são o que deles se espera.

O Flamengo possui um elenco qualificado e a disputa de competições simultâneas vai cada vez mais evidenciar isso.

O clube não pode simplesmente largar o Campeonato Brasileiro. Muito pelo contrário, tem de disputá-lo com seriedade, embora o foco e a preparação da equipe nos próximos dias devam ser direcionados à final da Copa do Brasil.

No Brasileiro, nomes como Diego Alves, Léo Duarte, Trauco, Márcio Araújo, Rômulo, Ronaldo, Lucas Paquetá, Vizeu, Éverton Ribeiro e Geuvânio terão mais oportunidades.

Vê-se que o elenco, embora se possa criticar o fato de que alguns atletas chegaram no decorrer da temporada, dá conta de disputar a Copa do Brasil, a Sul-Americana, o Brasileiro e a Primeira Liga.







...


A torcida do Flamengo na quarta-feira foi um fator determinante para a vitória. Jogou junto com o time o tempo inteiro e fez valer nosso mando de campo.

Eu diria que a torcida rubro-negra foi o melhor jogador da semifinal e foi presenteada com um golaço que nos deu a classificação.

Faz tempo que a torcida não tem um grupo de jogadores do qual se orgulhar.

Guerrero fez uma partida de sacrifício, vindo de contusão e teve excelente atuação.

Mesmo jogadores que eventualmente estejam abaixo do seu potencial, como Diego e Berrío, se entregaram com muita raça à disputa e, não por acaso, foram premiados na quarta-feira.

No Flamengo é assim: raça e técnica andam juntas, mas se uma delas é mais importante e mais caracterizadora da essência do clube, é sem dúvida a raça.

Para finalizar, amigos, compartilho com vocês a belíssima declaração de Reinaldo Rueda sobre a torcida do Flamengo:


“É fantástico, extraordinário. É algo único pelo que significa toda essa energia que sentimos e que contagia a equipe. Esse é um patrimônimo muito grande do Flamengo. Sua torcida, que faz com que a equipe jogue com raça e coração. É o compromisso que temos com eles."


Bem-vindo, Rueda!







...


Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.