sábado, 1 de julho de 2017

O que fazer com os pratas da casa?



Um dos assuntos mais polêmicos em relação a formação de um elenco profissional é a quantidade de jogadores da base que devem ser utilizados com regularidade. Se excluirmos os goleiros César e Gabriel Batista, além do Adryan e Thiago Santos que são de gerações anteriores, temos hoje sete jovens integrados ao elenco: Thiago, Leo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Matheus Sávio, Felipe Vizeu e Vinicius Junior.   

Dos sete jogadores citados, temos apenas dois jogadores sendo utilizados com regularidade: Thiago, que assumiu a posição de titular logo após a queda de produção do Muralha e o Vinicius Junior, por se tratar de um ponto fora da curva e já estar vendido ao Real Madrid.

Se tentarmos montar dois times com o elenco atual, utilizando como parâmetro algumas decisões tomadas pelo Zé Ricardo e comissão técnica, teremos algo próximo de:

Time titular: Thiago; Pará, Rever, Rhodolfo e Trauco; Marcio Araújo, Cuellar e Diego; Everton, Everton Ribeiro e Guerrero.

Time reserva: Muralha, Rodinei, Juan, Vaz e Rene; Romulo, Arão e Conca; Geuvânio, Berrio e Leandro Damião.

Demais jogadores: Ederson, Vinicius Junior, Gabriel, Mancuello, Adryan, Thiago Santos, César, Gabriel Batista, Leo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Matheus Sávio e Felipe Vizeu.

Evidente que a temporada no Brasil é longa e o elenco precisará ser rodado, mas hoje a grande maioria dos jovens são apenas a terceira ou quarta opção do elenco e dificilmente participarão regularmente das principais competições do ano, no caso, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

Se compararmos o elenco do Flamengo ao longo dos últimos anos, é nítido para todos que há uma evolução ano após ano. Arrisco dizer que os únicos perebas do grupo hoje são Marcio Araújo, Rafael Vaz e Gabriel, sendo que eles ainda permanecem no clube devido uma má avaliação da comissão técnica e não por falta de recursos financeiros.

A tendência é que cada vez mais o elenco se torne ainda mais qualificado, diminuindo o espaço da base, restando oportunidades apenas para os jogadores que possuem realmente uma qualidade acima da média.

Sendo assim, o que fazer com estes jovens recém promovidos da base para que não fiquem encostados no elenco?

Antes de responder esta pergunta, gostaria de isolar a polêmica envolvendo a titularidade do Marcio Araújo, pois o foco do texto é outro, portanto pode-se questionar a preferência pelo Damião no lugar do Vizeu ou o Vaz ao invés do Leo Duarte, mas no geral não vejo nenhuma prata da casa sendo injustiçada. Todos os titulares e reservas imediatos são mais confiáveis para um jogo decisivo do que os jovens recém promovidos.

Minha sugestão seria estreitar os laços com times de menor investimento, porém competitivos e que disputam algumas das principais competições do calendário nacional para emprestar alguns destes jovens e fazer com que eles tenham mais oportunidades do que teriam no Flamengo.

Ao invés de emprestarmos nossos jovens valores para Luverdenses e demais times de divisões inferiores, a ideia seria emprestá-los para times como Ponte Preta, Chapecoense, Coritiba, entre outros para que estes jovens amadureçam e possam agregar ao Flamengo em um momento que estiverem mais preparados. Algo semelhante ao que o Real Madrid fez com o Casemiro, ao emprestá-lo para o Porto e depois trazê-lo de volta. 

Evidente que jogadores acima da média como Jorge, Vinicius Junior, Vizeu e futuramente Lincoln ou até mesmo o Jean lucas merecem oportunidades dentro do elenco profissional do Flamengo, mas a grande maioria precisará passar por esta “peneira” no cenário nacional para provar que possuem condições de retornar ao Flamengo.

Sei que é um assunto polêmico e muitos ainda entendem que o clube precisa cada vez mais dar espaços para a base, mas com o poder aquisitivo que estamos atingindo, a tendência é sermos predadores no mercado e provavelmente contrataremos os destaques de nossos principais adversários.
 
Existem muitos times que hoje investem na base mais por necessidade do que por estratégia. Já o Flamengo tem condições de analisar se há algum bom valor na base para ser aproveitado ou se há possibilidade de encontrar alguém melhor e mais preparado no mercado.

Gostaria da opinião de todos os amigos do Buteco sobre este assunto e outras sugestões são mais do que bem vindas. Só gostaria de neste momento, isolar um pouco as polêmicas envolvendo principalmente a presença de Marcio Araujo, Vaz e Gabriel no elenco, para que surjam boas ideias.

Um bom final de semana a todos e SRN!