sábado, 8 de julho de 2017

Gol, Porrada e Bomba

Foto: Gilvan de Souza

E a partida em São Januário começou aos 37. A primeira finalização na direção da meta foi um chute de muito longe, despretensioso, do Guerrero que o goleiro Martín Silva defendeu sem problemas. Antes disso, além de um remate do Diego travado pela defesa vascaína, o jogo se caracterizou pelos desfalques. O Flamengo já não tinha o Pará, se recuperando de uma lesão no joelho, e perdeu Rever ainda antes do apito inicial, vítima de uma gastroenterite, o famoso piriri. Já o rival vinha sem sua dupla de volantes titular e sem o "quente" zagueiro Breno. Cada um dos times ainda perdeu mais um jogador na primeira etapa, Rhodolfo e Bruno Paulista saíram lesionados. No mais, o Vasco fazendo o que sabe, batendo com vontade, o Flamengo com dificuldades para ultrapassar a marcação adversária. O rubro-negro teve mais a bola, 57% de posse, trocou quase o dobro de passes do Vasco. Os doze minutos finais deram uma esperança de que pudéssemos ter um segundo tempo melhor.

Foto: Gilvan de Souza
Não foi, no entanto, o que foi visto na volta do vestiário. Vimos, sim, Rafael Marques sangrando, reclamando de cotovelada de Guerrero. Vimos um gol anulado para o Vasco por uma falta que Luís Fabiano poderia ter sido até expulso. Vimos o próprio peruano sendo substituído, aos 15 minutos, após um choque de cabeça com o lateral vascaíno Henrique que o deixou fora do ar. Curiosamente, o Flamengo melhorou. Aos 16, Diego perdeu uma boa chance após uma saída errada do Vasco, um minuto depois saiu o gol. Éverton Ribeiro fez jogada fantástica pela direita, um drible de corpo desconcertante, e cruzou, de perna direita, na cabeça do seu xará que subiu bem e finalizou no canto. O Vasco quase empatou num voleio de virada do Luís Fabiano que o Thiago espalmou para escanteio.

Foi só isso que eles conseguiram e, ao contrário de clássicos anteriores, o Flamengo manteve a cabeça no lugar. Temos hoje um time experiente e frio, às vezes até demais, mas que hoje foi perfeito. Controlou a partida, não entrou na pilha do adversário e conquistou uma vitória importantíssima para a sequência do campeonato. Temos um confronto direto contra o Grêmio na próxima quinta, na Ilha do Urubu e mais uma vitória nos coloca na vice-liderança do Brasileiro.

Tudo isso, entretanto, fica em segundo plano depois das cenas lamentáveis que vimos no estádio do Vasco. Nem preciso descrever, as imagens falam por si. Espero fortemente que as autoridades realmente façam algo e, no mínimo, interditem São Januário por um bom tempo.

Foto: André Durão