terça-feira, 4 de julho de 2017

Checkpoint Brasileiro (Bloco 2): entramos no campeonato!

Depois do péssimo rendimento do primeiro bloco (1V, 3E, 1D: 6 pontos e a 14ª colocação), finalmente o time conseguiu tirar o pé da lama e engatar uma boa sequência de vitórias. Fechamos o 2º bloco com 11 pontos (3V, 2E), pontuação de quem briga pelo título, o que nos levou à 3ª posição, consolidada após a vitória do último domingo, contra o São Paulo.

A inauguração da Ilha do Urubu foi importantíssima nesta boa fase do time: 4 jogos e 4 vitórias, com apresentações que, se ainda não foram um primor de exibição coletiva, ao menos vêm agradando pela entrega do time e pelas exibições individuais. Aliás, a entrada do Éverton Ribeiro também contribuiu significativamente para esta retomada do Flamengo no campeonato.

Passados estes 11 jogos, apresentamos um pequeno Raio-X com as principais estatísticas do time:


OBS: Público e Renda de Flamengo x São Paulo ainda não computados. Se o borderô sair ainda hoje, atualizaremos a tabela.

Mapeamos também os números de gols e assistências dos jogadores. Certamente, esses números não quantificam totalmente a produção ofensiva da equipe, mas ajudam. Dos nossos 18 gols no campeonato brasileiro, 11 saíram de assistências diretas, 1 de jogadas individuais, 5 de rebotes do goleiro ou da trave e 1 (golaço!) de falta:


Bloco 3 é um dos mais difíceis do campeonato: São Paulo, Vasco, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras. Começamos muito bem, time fez uma boa apresentação contra o São Paulo e ganhou.

Da forma como o jogo se desenrolou, houve até alguma reclamação sobre a oportunidade perdida de uma goleada histórica. Não compartilho desta opinião, basta lembrar que ano passado também disputávamos o título enquanto o São Paulo se arrastava pela tabela e, ainda assim, não ganhamos nenhum dos dois jogos contra eles. O 2x0 mantém o time ligado, ciente de que há muito a melhorar, para que as vitórias venham sem a queda de rendimento apresentada no segundo tempo. 

O mesmo raciocínio serve para o jogo de sábado: eu também quero que o Flamengo vá lá e dê de seis neles! Mas, com o time só agora mostrando que pode se recuperar da queda na Libertadores, um 1x0 ou 2x1 chorado vai alegrar e muito meu coração rubro-negro! Flamengo não tem bom histórico em São Januário, é clássico e o normal é um jogo muito difícil.  Temos time para controlar o jogo e sair de lá com os 3 pontos, mas achar que vai chegar lá e golear, de véspera, é o primeiro passo para perder o jogo. 

Um possível caminho para a vitória, não apenas no clássico, mas no decorrer da temporada como um todo, é a bola alta de faltas laterais e escanteios. Essa jogada precisa de ser mais bem treinada pela comissão técnica: tivemos 10 escanteios no jogo contra o São Paulo (o que reflete o bom volume de jogo apresentado, especialmente no primeiro tempo), mas apenas um deles resultou em algum perigo à meta rival, cabeçada no Rhodolfo no segundo tempo. 

Em todo caso, o trio Diego, Everton Ribeiro e Guerrero já deu mostras do poderio ofensivo que o time pode atingir e as expectativas voltaram a ser as melhores possíveis. É jogo a jogo, degrau a degrau...

Entramos no campeonato!

***

Antes do jogão de sábado, temos o Palestino pela Copa Sul Americana. 

Entendo que a competição deve ser encarada com muita seriedade, para que não se repita o mesmo erro no ano passado. No entanto, neste momento específico, onde a perda de pontos no brasileiro pode nos deixar a uma distância inalcançável do líder, acredito que a formação de um time misto seja realmente a solução mais adequada para esta primeira partida.

Com os relacionados, podemos colocar o Everton Ribeiro na posição do Diego ou entrar com outro volante, opção que me parece inferior. Em todo caso, o time não deve ficar muito longe de Thiago (Muralha); Rodinei, Rever, Vaz e Renê; Cuellar, Arão e Everton Ribeiro (Mancuello ou Rômulo); Berrio (Everton Ribeiro), Damião e Everton. 

Dá para vencer!