sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O que nos aguarda









Irmãos rubro-negros,



eu gostaria de propor um exercício de reflexão para todos nós, que consiste basicamente em algumas perguntas.

1) O Flamengo contratou bem neste início de ano?

2) Se considerarmos a base mantida do ano passado, pode-se dizer que o Flamengo possui um bom elenco, pelo menos entre os cinco melhores do país?

3) Tendo em vista a personalidade dos jogadores que compõem o elenco, como Diego, Rever, Rômulo, Mancuello, Juan, Guerrero, o Flamengo possui hoje um time com forte perfil de liderança e mentalidade competitiva?

4) O término do módulo profissional do Ninho do Urubu é um fator relevante para a construção de uma equipe vencedora?

5) O estádio na Ilha do Governador, uma verdadeira panela de pressão em vermelho e preto, é um elemento determinante para potencializar ganho esportivo ao time quando jogar em casa?








Como vocês percebem, amigos, são perguntas simples e que demonstram, a meu ver, quão bom tem sido o esforço empreendido pela diretoria, a fim de proporcionar as melhores condições para os jogadores, a comissão técnica e todos os profissionais do departamento de futebol.

Erros existem e hão de existir; é da vida. Mas o quadro que se apresenta nos é bastante favorável.

O problema é apenas o seguinte: fazer o dever de casa, e creio que a diretoria tem feito, e muito bem, não é certeza de sucesso. Ajuda muito, por óbvio, mas não garante títulos e glórias.

Para que os títulos e glórias sejam conquistados, é indispensável que o excelente trabalho feito fora de campo se traduza em vitórias dentro dele.

Dito isso, eu lhes pergunto, amigos, o que falta para que o Flamengo faça de 2017 o ano de retorno às glórias?

Naturalmente, alguns pontos já estão inculcados no nosso imaginário, como, por exemplo, "não mais contar com perebas no plantel."

Mas o Flamengo, assim como os demais clubes, não tem como manter um elenco só de craques, de modo que conviveremos com bons e maus jogadores, e desde que os bons sobressaiam e os maus não comprometam, é do jogo. 

Uma deficiência, porém, surge mais acentuada da análise do elenco: o gol, posição vital para a qual contamos apenas com o Muralha. Não se trata de desmerecimento ao jovem Thiago, mas a posição de goleiro exige certa experiência, tanto que os melhores só alcançam tal status com a maturidade profissional.

Mas eu paro por aqui e deixo a palavra com vocês, amigos.

O que, em sua opinião, deve ser feito para tornar 2017 um ano de glórias?







...



Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.