quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Flamengo 2 x 0 Grêmio - Estréia de Berrio



O Flamengo estreou, enfim, na Primeira Liga. Competição que, por algum motivos, os clubes andam desprezando. Talvez pelo fato da competição afrontar, em tese, CBF e Federações afins. Ninguém quer ficar mal com seus parasitas. Estabelece-se uma relação de interdependência e depois não se consegue viver sem. Porém o Flamengo não. Este ano, ao menos, até o momento. Escalou seu elenco titular, preparado contra sparrings subnutridos da FERJ. O que não deixa de ser temerário para enfrentamento da, para mim, grande competição do ano. A Libertadores.

O Flamengo começou o jogo bem, dinâmico e com passes rápidos e precisos. O time reserva do Grêmio, que parecia desentrosado, assistia o Flamengo jogar. Porém, quando começou a acertar a marcação, o Flamengo passou a jogar no estilo mais comum do Zé Ricardo, time bem espaçado e bolas centradas em diagonal na área. Não deu muito certo, e o Grêmio começou a achar jogadas com Fernandinho, que passou a jogar em cima do Trauco, dificultando suas subidas. Arão em estado letárgico no primeiro tempo não conseguia imprimir ritmo de jogo na saída de bola. Bastou o Grêmio marcar o Rômulo, que tentava se multiplicar em campo, que começaram a rifar a bola em direção ao Diego. Mancuello também fazia uma partida bem mais discreta.

No final do tempo, o Flamengo se acertou um pouco mais, e jogadas pelo meio começaram a fluir. Diego passou a ficar mais centralizado e buscar mais jogo. E foi numa destas jogadas em que, em um incrível passe de trivela, achou Trauco em boas condições na entrada da área. Atendendo aos pedidos de Everton, lhe passou a bola e Everton acertou um difícil, porém preciso chute. Flamengo 1 x 0. Merecido.

Veio o segundo tempo. Flamengo continuou no mesmo estilo de jogo, mas o Grêmio melhorou. Avançou suas linhas e passou a ameaçar a meta de Muralha através de boas finalizações do Bolaños. Grêmio, mesmo reserva, não é tipo "sparring da FERJ". Tem jogadores de boa movimentação e qualidade no passe. O Flamengo viu-se pressionado muitas vezes. Em dado momento Zé Ricardo substitui Mancuello por Berrio. Foi ovacionado pela torcida, que espera muito deste "Touro Bravo". E ele veio com tudo. Sujeito extremamente forte, a bola lhe pesa 10 gramas. Cada passe é um chute. Ainda desentrosado viu-se que movimenta com inteligência e tem intenções muito boas ao passar a bola, mas esta invariavelmente ia forte demais na direção do colega. Talvez estivesse nervoso e afoito. Porém Berrio mostrou ter estrela e foi recompensado com um gol na estréia, fazendo um gol oportunista de cabeça.

Flamengo ganhou de 2 x 0. Mais uma vitória certificada em 2017 em competição oficial. E que continuemos assim.