domingo, 26 de fevereiro de 2017

Flamengo 1 x 0 Vasco - O freguês voltou



Bom dia, Buteco!

O clássico começou semelhante aos confrontos anteriores: muitos cartões, jogadas truculentas, todo mundo querendo mostrar que tem raça, luta, vontade, menos futebol. Aos poucos o Flamengo foi se organizando dentro de campo, deixando esse jogo emocional de lado e não demorou muito para ter total controle do jogo.

Mancuello, que não estava em uma tarde inspirada, deu lugar a Gabriel ainda no primeiro tempo devido a uma contusão e o time melhorou. Com o atacante baiano, o time teve maior organização defensiva, começou a forçar jogadas em alguns vascaínos já amarelados e não demorou muito para encontrar um pênalti e logo em seguida o gol.

Com o 1x0 no placar e o Vasco precisando vencer, o jogo ficou a feitio do Flamengo, que passou a dominar as ações, principalmente na segunda etapa, e se não fosse a falta de pontaria e capricho dos homens de frente era jogo para 3 ou 4 gols no placar. Cabia mais!

Diferente de muitos, que pensam que um jogo como esse não valia nada, achei um bom teste para a Libertadores. Evidente que o elenco do Vasco apresenta diversas fragilidades, mas o lado emocional também precisava ser testado. Não caímos na “pilha” dos vascaínos e nem devemos cair também na “pilha” e catimba dos adversários sul-americanos que enfrentaremos nos próximos meses.

Apesar do retrospecto negativo nos últimos jogos, seis titulares debutavam no clássico: Muralha, Rever, Vaz, Trauco, Romulo e Diego. Percebam que se trata de praticamente nosso sistema defensivo inteiro, além de dois dos mais experientes do grupo, sem contar o Zé Ricardo que também estreava.

Mesmo faltando inspiração no ataque em alguns momentos da partida, o time continua muito bem taticamente e apresenta um futebol maduro. Lideranças como Muralha, Rever e Diego fizeram MUITO bem ao grupo e vejo o Flamengo como uma das principais potências sul-americanas.

Destaques do jogo de ontem: Diego, Arão, Trauco e a dupla de zaga.

Sendo assim, é possível dizer que o time já está pronto para a Libertadores?

Antes de responder esta pergunta, o que significa estar pronto?

Se significar que o time está no auge técnico e pronto para ser campeão, a resposta será não. Agora se significar um time que já possui uma base, com consciência tática e condições físicas razoáveis, pronto para encarar os primeiros desafios da Libertadores, respondo que sim.

Antes de nossa estreia na competição continental temos uma final contra o Fluminense, que na verdade, não te leva a lugar nenhum, pois o campeão ganha vaga somente para as semifinais do estadual. Em termos de tabela não significa muito, mas trata-se novamente de um clássico estadual e uma vitória dará moral ao grupo.

O que fariam para esse jogo contra o Flu? Time reserva, misto ou titulares?

O que falta para o Fla estar “pronto” para a estreia da Libertadores?

Um bom domingo de carnaval a todos e comemorem! Nosso freguês voltou!

SRN  e até a próxima!