segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Relevar ou Não?

Salve, Buteco! Primeiro jogo da temporada 2017, gramado (grande) pesado em razão das fortes chuvas que caíram sobre Goiânia no último sábado, adversário, que ficou no meio da tabela na Série B em 2016, com bem mais ritmo de jogo, por já ter participado de dois amistosos anteriormente, e muito empolgado para obter sua primeira vitória no confronto direto contra o Mais Querido do Brasil, pois o jogo seria televisionado para todo o Brasil (Sportv) e todo mundo (jogadores e treinador) poderia mostrar serviço. Já o Mais Querido entrou em campo para sua primeira partida na temporada em ritmo muito mais lento, beirando a apatia, após mal haver completado onze dias de preparação. Como todo o time titular rubro-negro foi substituído no intervalo, ao contrário do adversário, que levou a sério o confronto, a derrota chegou a realmente surpreender alguém?

A mim não. Tampouco a partir dela farei previsões ou análises definitivas. O ponto é outro.

Diante da cessão de quatro titulares (Muralha, Jorge, Willian Arão e Diego) para a seleção brasileira dia 25.1 visando o confronto contra a seleção colombiana, que ainda contará com um reserva do elenco (Cuéllar), será que o amistoso de sábado foi a melhor opção em nível de preparação (pré-temporada) e planejamento? Considerando o Calendário 2017 do Futebol Brasileiro e o tempo disponível para treinamentos, o lucro compensou o desgaste e o tempo gasto com a viagem? Até que ponto os confrontos contra os pequenos no Estadual, competição oficial, poderiam ser encarados como preparação? 

Ao que parece, em 2017 o tempo disponível para pré-temporada é mais escasso e tem mais fatores de descontinuidade do que o desejável. Por isso acho que o Flamengo "saltou" rapidamente para o amistoso, que se aproxima mais de competições oficiais do que treinamentos, antes de se utilizar de jogos-treino, por exemplo, que expõem menos um time sem ritmo de jogo.

Para muitos o assunto pode não passar de filigrana perto de um contexto maior, que é a necessidade do time evoluir taticamente e em posições carentes no elenco para encarar as competições mais difíceis do calendário/2017, ou da simples questão que o Flamengo, G3 na Série A, teria que vencer de qualquer maneira um adversário de meio de tabela da Série B. Outros podem simplesmente pensar que uma derrota no início de temporada não deveria incomodar tanto.

Contudo, a Diretoria sofre críticas (ao meu ver, justas) de que relativiza ou não prioriza o lado competitivo do futebol em um contexto de escassez de títulos e de mau desempenho em confrontos diretos contra grandes adversários regionais e nacionais. Certamente não vai ajudar se começar a também relativizar derrotas em amistosos contra times pequenos.

Na minha opinião, perder não deveria ser motivo de conformismo para o Flamengo. Além disso, situações como a de sábado deveriam ser evitadas em prol de preparação com outro formato visando a Libertadores e a evolução técnica e tática da equipe.

Concordam, discordam? A palavra, como sempre, está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.