quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Que rolem os dados de 2017


E começa a temporada de 2017. Mais um ano, mágico ou não. Veremos ao seu final. Agora as perspectivas parecem melhores que outros anos. Elenco mais entrosado, qualificado, equilibrado em relação a goleiro, zaga, meio de campo e ataque em que pese dúvidas sobre algumas posições pontuais.

Flamengo foi reforçado do machucado Conca, que fará sua recuperação no CT e só deve jogar em maio. É um talento raro em termos de visão de jogo e ofensividade. Certamente em campo será um diferencial positivo quando jogar. Há a expectativa da contratação do Rômulo como primeiro volante, que substituiria a estranha e bizarra titularidade do Marcio Araujo visto que Cuellar, apesar de tecnicamente muito superior, não caiu nas graças ou no, talvez, limitado conhecimento prático devido a pouca experiência do técnico atual. 

Também pedem "Pontas! Pontas!" demonstrando que parte boa da torcida também se tornou dependente química desta limitação esquemática. Bem temos o Everton, o machucado na lua de mel Thiago Santos, Gabriel (Ok! Não reclame! Tá lá, não é?!) e quem sabe Fernandinho, que parece que gostou daqui e a panelada também, de forma recíproca. Eu, particularmente o vejo com bons olhos. Fez gols importantes, tem boa movimentação e faz boa função defensiva no esquema pontas burros, preferido por 10 entre 10 técnicos que desembocam no Flamengo. Não é craque, não faz passes tipo "Óóó...", joga de cabeça baixa, mas é o que se tem. Teve outros "Inhos" prospectados mas parece que não vingaram.

A defesa se mantém. Tivemos uma boa zaga ano passado que resolveu aquele problema crônica de bolas altas em nossa defesa. Talvez o Donatti possa ser melhor aproveitado. Outro jogador que ficou na geladeira gringa por nosso discutível treinador.

Laterais, Pará, Jorge, Rodinei, Trauco me parecem bons e de bom nível para os desafios a serem apresentados.

Meio de campo podemos ter boas variações, com Diego, Cuellar, Mancuello, Arão, Ronaldo e depois Conca. Ronaldo pode se tornar um belo primeiro volante. Cuellar sabe se posicionar por ali também com a vantagem de também saber jogar mais avançado se preciso. Tem bons passes e finalização. Mancuello tem visão de jogo, bola parada, e também boa finalização. Arão, nem preciso mencionar, fez bela temporada em 2016, assim como Diego, grande jogador, melhor contratação do ano passado.  Não vou mencionar o Inominável, que só está no Flamengo por "tara" da comissão técnica e do clube por jogador ruim.

No ataque Ederson, Guerrero, Vizeu, Everton mesmo Damião, é de bom nível sim. Na minha opinião. Não é "trio MSN", mas para os desafios me parecem razoáveis desde que bem articulado com meio de campo, o que é tarefa da comissão técnica que mostrou extrema dificuldade em relação a isto em 2016.

Flamengo também tem desafios junto a FERJ que cada vez mais mostra a asquerosidade em seu interior com falta de transparência. Terá desafios para jogar no Rio. Maracanã foi largado às traças em um processo de aniquilação iniciado pelo PMDB do Rio comandado por Sergio Cabral, devidamente encarcerado, e continuado pela triste figura do Pezão, outro incompetente, que parece querer entregá-lo a atravessadores do que aos que tem direito, os clubes. Enfim, todos da mesma laia. Não é a toa o Estado quebrado e todos revoltados. Na próxima vez não votem como se tivessem de diarréia, pensem, se não sairão estes coliformes fecais pelas nádegas e se instalarão no poder.

É dever do Departamento de Futebol e da Comissão Técnica aproveitar a estrutura, a logística, os recursos e formar deste elenco um bom time competitivo. Tem os ingredientes nas mãos, a equipagem devida e tempo. O problema é o mestre cuca. Mas aí é outro assunto.

Que 2017 seja grandioso.