quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Iniciando os trabalhos


Em reportagem no Globo.com, o jornalista Raphael Zarko escreve  matéria http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/01/ze-ricardo-comanda-treino-tatico-em-duas-horas-de-treino-fechado-no-fla.html em que informa que o time base titular treinado pelo atual treinador Zé Ricardo foi: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Gabriel, Everton e Guerrero. Não houve filmagens ou presença de reportagens no momento de treinamento, que durou cerca de 2 horas, mas o jornalista informou no twitter que esta escalação lhe foi concedida através de uma fonte interna e confiável.

Considerando que seja esta a formação inicial, Zé Ricardo propõe começar o ano com o mesmo esquema e mesmos jogadores, ainda, aparentemente, sem convicções de que possui elementos no elenco capazes de mudar o jogo de forma a aprimorá-lo. O que, em tese, deixaria desconfortáveis jogadores como Cuellar, Mancuello e o próprio Donatti, adquiridos a um custo caro pelo Flamengo.


Talvez a mudança no esquema venha com o Romulo apto a jogar, o que certamente imporia uma mudança para 4-4-2, tirando um dos atacantes, ou a manutenção do mesmo esquema com a substituição de Arão ou Marcio Araujo, o insuperável 'protegée' do treinador. E esta mudança ficaria, aparentemente, mais evidente com Conca, obrigando a uma real alteração tática que pode ser perigosa dada a pouca experiência do treinador e a aparente incapacidade em propor alternativas táticas substanciais. A torcida demonstra não ter mais paciência de "anos virgens" em títulos. E, lamento, o Flamengo escolheu um técnico que não parece apresentar esta gana, esta "fúria" em ser campeão. Parece ser mais um burocrata de G5, G10, do futebol brasileiro.


Enfim, esta matéria apresenta o risco do Flamengo começar "mais do mesmo". E isto me parece muito preocupante para um ano em que os torcedores esperam passos largos e firmes para acabar com este jejum patético de títulos.


Mas, ao menos, temos hoje uma partida eliminatória da Copinha. O promissor projeto a craque Vinicius Jr. estará em campo contra o Corinthians, uma equipe forte da competição. De qualquer maneira os garotos apresentaram um bom futebol até aqui, estão de parabéns. O intuito do sub20 é formar jogadores para os profissionais e estes torneios são muito bons para incutir o espírito competitivo e saber lidar com vitórias e derrotas. O Flamengo pode vencer hoje. Tem futebol para isto. Torcemos.