segunda-feira, 31 de outubro de 2016

É Hora de Jogar a Toalha?

Salve, Buteco! O Futebol e seus paradoxos... Como pode as chances do título parecerem mais distantes se a distância do Flamengo para o líder diminuiu? Faltando cinco rodadas para o término do campeonato, a distância de cinco pontos é, racionalmente, insuperável. Todavia, lembram-se de que eu afirmei, neste mesmo espaço, que a tabela era mais favorável para o Palmeiras? Pois bem, nas próximas três rodadas penso que teremos, em caráter excepcional, a situação inversa, qual seja, será o líder do campeonato que terá a missão de "roer o osso" em confrontos potencialmente mais difíceis do que os do Flamengo. Senão vejamos.

***

Na 34ª Rodada, ambos jogam em casa, com o Flamengo recebendo o Botafogo em ótima fase no Maracanã e o Palmeiras o Internacional desesperado fugindo do rebaixamento no Allianz Parque. Rebaixar um "incaível" não é algo exatamente simples, nós bem sabemos disso, por experiência própria em outros campeonatos e enfrentando o mesmo Internacional nesse segundo turno. E quando grandes camisas se enfrentam, o peso da rivalidade costuma nivelar contextos que têm tudo para serem díspares. O Cruzeiro, aliás, já mostrou ao Palmeiras como essas coisas funcionam há algumas rodadas e penso que o Internacional fará o mesmo domingo que vem. Quanto ao Flamengo, precisa fazer sua parte e eu confio no retrospecto em Brasileiros contra o Faísca e na força da Nação Rubro-Negra no Maracanã.

Na 35ª Rodada, o Palmeiras visitará o Atlético/MG em Belo Horizonte, provavelmente classificado para as finais da Copa do Brasil. O que me parece relevante nesse ponto é que o clube mineiro deve enfrentar o Grêmio na final e todo mundo sabe da tradição e história do clube gaúcho em Copas do Brasil, superior à galinácea. A propósito, nos dois últimos confrontos entre Atlético/MG x Grêmio em Belo Horizonte, dois passeios gaúchos: 0x2 no segundo turno do Brasileiro/2015 (Mineirão) e 0x3 no segundo turno do Brasileiro/2016 (Independência). Bem, mas o que isso tem a ver com o Palmeiras? No lugar do Atlético/MG, eu não me sentiria em condições de escolher e me manteria na luta pelo G3, jamais abandonando o Brasileiro de pontos corridos, bem mais seguro, estando hoje a apenas um pontinho do Santos. E quanto ao Flamengo, visitará o lanterna América/MG no Independência. Eu sei, eu sei, o Flamengo adora complicar jogos assim, mas estamos comparando tabelas e em tese o Mais Querido deve fazer sua parte... Né?

Na 36ª Rodada, o Palmeiras receberá o tinhoso Botafogo, para quem disputar uma Libertadores vale título, e o Flamengo o Coritiba. Ninguém está falando em jogo fácil contra os paranaenses, que tentam escapar da "força gravitacional da zona de rebaixamento", mas nivelar os adversários é tapar o sol com a peneira, concordam? Hein?

***

Na 37ª Rodada a "mamata" termina. Devemos enfrentar o provável terceiro colocado do campeonato Brasileiro, o Santos, no Maracanã, e o adversário poderá até estar na disputa pelo título, a depender dos resultados das três rodadas anteriores. Já o Palmeiras enfrenta a Chapecoense em casa. Em que pese o respeito e a simpatia pela equipe catarinense, "incaível" (repetindo, nunca caiu!), não dá pra comparar, concordam? Mas é aquele negócio: é a Chape, que nunca caiu! Quem sabe?

Já na 38ª Rodada o Flamengo enfrentará ninguém menos do que o Atlético/PR, time de melhor campanha como mandante na competição, na Arena da Baixada, onde o Mais Querido tem um retrospecto pavoroso e vexatório. Mas o Palmeiras pode não ter vida fácil... Em princípio não dá pra comparar a complexidade do confronto contra o Vitória em Salvador, que porém provavelmente jogará a sua permanência na Série A e a história conta que o rubro-negro baiano certa vez rebaixou o atual líder do campeonato no Barradão... Outra questão é como o Mais Querido se comportará na hora "H" (maiúsculo mesmo). Reedição de 2008 ou quebra de tabu (em brasileiros)? Apostas?

***

Futebol por futebol, parece haver um consenso na crônica esportiva que o Palmeiras não vem jogando bem, mas suas competitividade e eficiência são admiráveis, em que pese a arbitragem escandalosamente favorável em não poucas oportunidades. O certo é que daqui pra frente não deverá ter moleza e o Flamengo terá que fazer a sua parte, o que inclui o nosso treinador ser mais preciso. Acabou a margem pra vacilo e a reta final do Campeonato Brasileiro/2016 pode não só tirar o fôlego, como ter um desfecho surpreendente.

A sorte está lançada. Qual é a sua opinião?

Bom dia e SRN a tod@s.