terça-feira, 16 de agosto de 2016

Checkpoint do Título: O Returno.

Com a 20a rodada definida, além do turno encerrado na 19a, se encerra o quarto bloco de partidas rumo ao Hepta. Mesmo com a derrota no sábado, acabando com a possibilidade da liderança (momentânea), continuamos na rota. Sinceramente, não assisti à partida, nada. Estou pessoalmente envolvido nos Jogos olímpicos aqui no Rio. Esse também é um dos motivos de minha ausência no Buteco. Meu primo Leandro machado não falou e mandou as projeções e a percepção sobre o restante do campeonato. Espero que curtam.

*********

Por Leandro Machado.

Fim do 1º Turno: Na briga!

Olá Nação, bem-vindos!
Chegamos à metade do campeonato. Flamengo na briga! Mantendo o tom otimista da coluna, vamos olhar para “o copo meio-cheio”: ninguém ganha o campeonato com 20 rodadas disputadas. No entanto, é possível saber, após este mesmo período, quais clubes não vão ganhá-lo. O Flamengo não está entre eles...

Notem: desde 2006, quando o campeonato brasileiro entrou no formato de pontos corridos com 20 clubes, a maior diferença entre o líder e o futuro campeão, ao final da rodada 20 foi de 11 pontos em 2008. Em 2009, nós mesmos tiramos 8 pontos do Inter para conquistar o Hexa. Assim, a única coisa que se pode concluir é que times tradicionais como São Paulo, Inter e Cruzeiro já estão fora da briga pelo título desse ano, mesmo que façam uma campanha brilhante no 2º turno.

Desta forma, podemos considerar que o primeiro objetivo foi atingido: chegamos ao final da 20ª rodada muito vivos no campeonato e ainda com o craque do time a estrear. Estamos a 5 pontos do líder e a 4 da meta estabelecida como checkpoint. A partir de agora, as coisas começarão a ser definidas. Ao final do próximo bloco, dificilmente teremos um time disparado na ponta do campeonato, mas certamente outros times ficarão excluídos da disputa.

Para utilizar um exemplo da Olimpíada, a situação é análoga àquele grupo de maratonistas que se desgarram dos demais a partir da metade da prova: conforme o tempo passa, deste grupo de 6 ou 7, alguns vão ficando para trás e, no fim da prova, vemos apenas dois corredores brigando pelo ouro. O Flamengo precisa apenas se manter nesta disputa até o final, para então sim, dar o bote!

Os 11 pontos de 2008 separam, hoje, o líder do 9º colocado. Imagino que, destes 9, sigam apenas 4 na briga pelo título, ao final da rodada 30. Assim sendo, vamos analisar os dois próximos blocos de 5 jogos:

O campeonato de pontos corridos é muito traiçoeiro. Por vezes, fala-se que empates fora de casa são bons resultados. No entanto, uma análise mais aguçada pode jogar este raciocínio por água abaixo. Vejam: 5 vitórias e 3 empates nos próximos 10 jogos parecem uma campanha boa, não acham? Pois bem, se conseguirmos estes 18 pontos, chegaríamos a apenas 52, o que nos deixaria a 6 pontos do checkpoint do título, correndo risco de estar fora da disputa. Para chegarmos aos 58 pontos previstos para o campeonato, precisamos de 8 vitórias nas próximas 10 partidas! Naturalmente, com o equilíbrio do campeonato, é possível que 7 vitórias nos deem a liderança (especialmente se uma delas for contra o Palmeiras) mas, menos que isso, é começar a integrar o grupo dos corredores que só disputarão o bronze.

Vamos tentar estas 7 vitórias olhando para os próximos adversários:
Bloco 5: Grêmio (c), Chapecoense (f), Ponte Preta (c), Vitória (f) e Palmeiras (f) – MÉDIO
Bloco 6: Figueirense (c), Cruzeiro (c), São Paulo (f), Santa Cruz (c) e Fluminense (n) - MÉDIO

No próximo bloco, veremos a estreia do Diego, que parece dedicado aos treinamentos e muito motivado. A sequência de adversários é boa para que ele vá ganhando ritmo para a nossa decisão, contra o Palmeiras lá. É nesse jogo que estão as minhas expectativas em relação ao Diego.

Este mês inicia-se outra sequência de partidas quarta/domingo. Será a hora de utilizar bem o elenco. Cuellar terá as oportunidades dele, sendo a primeira provavelmente já contra o Grêmio. Caberá a ele entrar duplamente motivado, para arrebentar e não sair mais do time.

Não perder do Grêmio será fundamental. Se empatar, tem que ganhar da Chape lá. Ganhar da Ponte e não perder do Vitória para ir buscar a vitória contra o Palmeiras lá. Esse é o jogo-chave do bloco. Não podemos nem pensar em empatar. Espero que o time ganhe entrosamento para que chegue lá e jogue com autoridade. Recordando Pet em 2009. Com 3V e 2E estaremos bem colocados ao final do bloco 5. Conseguindo esses 11 pontos e nos mantendo na briga, acredito que temos tudo para conseguir as outras 4 vitórias no Bloco 6, que nos traz apenas 1 jogo fora de casa.

Vamos, Flamengo!