sábado, 30 de abril de 2016

A miopia

De acordo com o site do Instituto Benjamin Constant, a miopia é um defeito da refração dos olhos. O míope só consegue focalizar o olhar para perto. Por isso não enxerga bem para longe. Quanto mais afastados os objetos, pior ele os vê. Quanto mais forte a miopia, mais perto ele tem de aproximar o objeto para conseguir vê-lo com nitidez.




Claro que não é exatamente dessa miopia que eu estou falando mas podemos fazer a relação. No Plano de Metas apresentado pela Chapa Azul na eleição para presidente do Flamengo em dezembro, fala-se o seguinte sobre estádio: "buscar parcerias para a construção de estádio próprio ou assumir a gestão do Maracanã, em um modelo que atenda nossos interesses e seja compatível com nossa importância para a viabilidade do equipamento."

A miopia a que me refiro é a incapacidade dos mandatários rubro-negros para enxergar além do seu plano A para estádios que é a concessão do Maracanã. Com a iminente saída da Odebrecht, os dirigentes se preparam para assumir o estádio mas contam com a fortíssima concorrência da dupla BWA/Lagardère. Enquanto isso, o Fluminense fez um acordo com o América para reformar e utilizar o seu estádio em Édson Passos e até o Botafogo anuncia uma parceria para ampliar o Luso-Brasileiro da Portuguesa da Ilha.



Assim, o Flamengo é o único dos 20 times que jogará a série A do Campeonato Brasileiro a não ter uma sede própria. Jogará em Volta Redonda e Brasília, muito provavelmente. No fim do ano passado, noticiou-se que já havia até projeto de reforma do estádio da Ilha para que mandássemos nossos jogos lá (*). E o Botafogo, sabe-se lá como, atravessou e ganhou essa. Já em janeiro, falou-se em Ítalo del Cima(**). Nada.

Estamos chegando em maio, estreamos no Brasileiro em duas semanas. Temos uma equipe que, mesmo ainda mal organizada em campo, pode perfeitamente brigar por vaga na próxima Libertadores ou até mesmo pelo título. Espero muito que não estejamos jogando essa oportunidade fora partindo para a itinerância.



(*) Flamengo elabora projeto para jogar no estádio da Portuguesa-RJ em 2016
(*) Estudo prevê R$ 20 milhões para reforma e expansão de estádio na Ilha
(**) Fla aprova projeto e atrai empresas para viabilizar Ítalo Del Cima até 2020