segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Queremos Respeito e Comprometimento

Salve, Buteco! Início de temporada agitado. A Diretoria promoveu interessantes amistosos no Nordeste, que movimentaram o opinião pública esportiva com clubes tradicionais e populares daquela Região do país. Pela própria característica dos amistosos desse período da temporada, ou pré-temporada, e seu formato, com grande número de substituições nos intervalos, dizem muito pouco a respeito de como será o restante do ano. Basta lembrar que o Flamengo, em 2015, em Manaus, venceu um torneio superando Vasco da Gama e São Paulo com boas atuações. Arthur Maia, na época, jogou bem contra o São Paulo, dando a entender que poderia ser um nome com o qual se poderia contar para o restante da temporada, fatos que apenas refletem o quanto as atuações nesses amistosos, para o bem e para o mal, devem ser relativizadas.

Após o empate e derrota nos pênaltis contra o Ceará e a derrota contra o Santa Cruz, uma onda de pessimismo tomou conta de boa parte da torcida, especialmente em relação à partida da primeira rodada contra o Atlético/MG pela Primeira Liga, no Mineirão, em Belo Horizonte. Superado o início sofrendo pressão e vários sustos, o time conseguiu equilibrar a partida na segunda metade do primeiro tempo e até criar algumas chances no final, mas foi no segundo tempo que, surpreendendo e se impondo taticamente ao adversário, considerando o melhor time do país atualmente, começou a mostrar o que pode vir a ser 2016. Muito do que Muricy Ramalho pregou pôde ser visto em campo - espaço reduzido entre as linhas, tornando efetiva a "diminuição do campo", marcação forte, preparo físico, empenho, velocidade, intensidade, e tudo melhora quando se tem em campo os jogadores mais técnicos do elenco, como provou a entrada de Marcelo Cirino.

Todavia, veio a estreia no Estadual e, após um primeiro tempo morno com o jogo aparentemente sob controle contra o Boavista, adversário que sequer tem nível para se posicionar na Série D Campeonato Brasileiro, o time sofreu o o empate demonstrando displicência e desatenção indignas até do tão criticado elenco de 2015.

Malgrado ainda seja cedo para avaliações mais detalhadas e profundas em relação às partidas oficiais, assim como o sofrível nível técnico do Campeonato Estadual, não é com a atitude demonstrada no segundo tempo de sábado, em Edson Passos, que o Flamengo se tornará a equipe que conquistará os resultados os quais o próprio treinador admite que são indispensáveis para o futuro de estabilidade que se almeja alcançar no Departamento de Futebol do clube.

Em 2016 a Maior do Mundo quer respeito e comprometimento dentro de campo, sem precisar cobrar nas arquibancadas.

Bom dia e SRN a tod@s.