sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O Flamengo na Rede




Irmãos rubro-negros,


nós nos queixávamos amiudamente de como o Flamengo explorava muito mal sua relação com o torcedor nas redes sociais.

Em regra, os perfis do clube limitavam-se a algumas manifestações burocráticas, sem qualquer identificação com o torcedor flamengo.

Paulatinamente, essa relação tem mudado, com o clube buscando cada vez mais interagir com a massa através das mídias sociais.

Essa mudança ganhou aplausos de grande parte da torcida, sendo que o canal do Flamengo no YouTube, a FLAtv, ultrapassou a marca dos 111.000 inscritos.

Pois bem, na quarta-feira passada, durante o jogo com a Cabofriense, o perfil oficial do clube no twitter reproduziu, em tom bem humorado, uma brincadeira que a torcida do Flamengo faz a respeito do amigo imaginário do Canteros, ficção criada em razão dele ter o hábito de fazer lançamentos muito precisos para...ninguém.




Houve rubro-negros que acharam graça e gostaram do tweete e houve aqueles que acharam inadequado, por se tratar do perfil oficial do clube.

Embora respeite quem encarou de outra forma, eu gostei da brincadeira. Não vi problema algum. Pelo contrário. E acho importante contextualizar: jogo insosso, contra um adversário minúsculo, num campeonato sem graça, com o Flamengo vencendo e se impondo sem maiores dificuldades. Enfim, acho que se existe um momento propício a esse tipo de interação, foi exatamente o jogo de quarta-feira.

E confesso discordar da reclamação de que "o Flamengo estaria a desvalorizar o atleta." Muito humildemente, não vejo dessa forma. Não será uma singela, uma pueril brincadeira do perfil oficial, feita e dirigida para o rubro-negro, que eventualmente desvalorizará o Canteros.

O que, isso sim, desvalorizará os direitos econômicos do Canteros é o futebol medíocre que ele tem apresentado desde o ano passado.

Se ele estivesse honrando a camisa do Flamengo, se tivesse conquistado merecidamente a titularidade, creio que ninguém teria se importado com a piada.

O problema é o azedume que o futebol recente dele tem causado a todos nós.

De todo modo, para muito além de minha modesta opinião sobre esse caso específico, me vi refletindo sobre os limites que não deveriam ser ultrapassados pelo clube nas suas interações com o torcedor flamengo.

Obviamente, seria estultice o perfil do Flamengo reproduzir, ipsi litteris, as loucuras dos alucinados flamengos que encaram, mais que qualquer um, de peito aberto, com imensa criatividade e inigualável destemor, qualquer adversário nas redes sociais.

Há, porém, um amplo espaço a ser explorado pelo Flamengo. O processo está apenas em seu início.

Daí surge o dilema relacionado às fronteiras impostas pelo fato de tratar-se do perfil oficial. 

Alguns limites têm de ser observados, e eu pergunto-lhes: quais limites seriam esses?

Seria possível traçar objetivamente um parâmetro que deva ser estritamente respeitado, em toda e qualquer situação? Ou há espaço para flexibilizar as manifestações do clube nas redes sociais, de acordo com cada situação vivenciada?

Como o clube deveria orientar seus funcionários a respeito da postura desejável no relacionamento com o torcedor?

Como misturar elegância, educação e informação séria com brincadeiras, provocações aos adversários e bom humor? 

Até que ponto pode-se conferir autonomia e independência ao funcionário para comandar o canal, interagindo e captando o espírito e a alma fanática do torcedor do Flamengo, tornando, assim, mais sincera, intensa e emocionante a relação?

Enfim, são indagações que remetem a este assunto tão atual: a relação do Flamengo com seu torcedor através das redes sociais.

A palavra é de vocês, fraternos amigos.




...

Abraços e Saudações Rubro-Negras a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.