sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A Solução




Irmãos rubro-negros,


nem a gigantesca saudade de ver o Mengão em campo é capaz de sofrear a sensação de melancolia que o torcedor flamengo sente ao ver o time disputar esse arremedo de campeonato organizado pela Ferj.

A única certeza que se tem a respeito desse certame é de que ele é um retumbante fracasso.

Estádios acanhados, gramados e instalações de péssima qualidade, públicos risíveis e uma penca de times minúsculos e inexpressivos, acarretando dezenas de jogos desinteressantes e monótonos.

Em suma: uma porcaria, um lixo imposto ao Flamengo por uma entidade obsoleta, presidida por um dos maiores parasitas da história do futebol carioca.

Como se livrar dessa situação desconfortável?

O ideal seria que a fórmula de disputa do Campeonato Carioca fosse modificada, com menos clubes e menos datas, focando-se nos clássicos e em jogos de caráter decisivo. Mas como exigir racionalidade e bom senso de pessoas como Rubens Lopes e Eurico Miranda? 

Para eles, quanto pior, melhor. Ora, por que fazer um campeonato atraente e rentável se é possível, em nome da estupidez e da barganha política, criar um monstro medonho e caquético? Eles são tão canalhas, tão canalhas que tiveram a desfaçatez de marcar Flamengo e Vasco para São Januário. A chance de ocorrerem distúrbios é bastante alta, o que demonstra que eles não estão preocupados com a segurança e o bem estar dos torcedores e atletas.

A Liga seria uma alternativa ao certame da Ferj. Contudo, mesmo que a Liga se torne um sucesso, o calendário apertado imporá severa restrição no número de datas disponíveis, de modo que a Liga, por si, não preencherá sozinha os primeiros meses do ano do Flamengo.

A solução, a verdadeira saída, na minha modesta opinião, é o Flamengo tomar vergonha e passar a se classificar todo ano para a Libertadores da América.

Esse deve ser o objetivo mínimo do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Mínimo. 

E com isso o clube resolveria dois problemas: o primeiro, referente à ocupação do seu calendário nos primeiros meses do ano; o segundo, manter vivo o sonho do Bicampeonato da mais importante e tradicional competição do continente sul-americano.

Porque só poderemos conquistar o tão almejado Bicampeonato da Libertadores se voltarmos a disputá-la assiduamente e com a merecida seriedade.

A classificação para a Libertadores não depende da Ferj, da Liga ou de quem quer que seja, a não ser do próprio Flamengo.

Que o clube, portanto, imbua-se do desejo e da ambição de disputar a Libertadores, não de modo ocasional, mas regularmente, de preferência todos os anos.

É o caminho mais rápido para livrar-se do atraso que a Ferj hoje representa.

...


Bom carnaval a todos, fraternos amigos.



...

Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.