quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Under Pressure (Sob pressão)


Can't we give ourselves one more chance
Why can't we give love that one more chance
Why can't we give love?

A fabulosa música "Under Pressure", uma parceria do camaleônico David Bowie com Queen*, bastante atual nos dias de hoje, versa sobre o momento de pressão em que vivemos. Pressão que coloca pessoas nas ruas, incendeia edifícios, divide famílias, fazendo com que as pessoas aterrorizadas peçam para sair fora deste mundo. A música, então, clama para as pessoas se darem mais uma chance, distribuírem mais amor, mesmo que esteja sendo despedaçado, porque o amor desafia as pessoas a mudaram o modo como se preocupam com as outras.

Esta pressão, claro, espalha pela sociedade. Recessão, desvios de comportamento, abusos políticos, corrupção, desenganos, fúrias. A sociedade espalha sua raiva. As pessoas morrem por dentro. E no meio disso tudo, o futebol. Mito. Ilha mágica em meio a um oceano de preocupações. Que está em ressaca. E nesta ilha, o Flamengo. Sujeito a intempéries. Ondas revoltosas de torcedores injuriados com promessas, pseudos ou não,  de 500 reforços tipo A, tsunami da FERJ, lama de CBF, Globo voltando atrás, promessa quebrada, craque de última hora não contratado. Marcio Araújo renova. Patrocínios a renovar. Quem vai querer colocar o nome na camisa? Marcio Araújo é titular em coletivo. Pressão. Tudo está errado. Queima tudo. Não volte atrás do carioquinha. Cumpra a palavra, não cumpra contrato. Cumpra, queima, queima, cumpra...

Não podemos dar a nós mesmos mais uma chance
Por que não podemos dar ao amor mais uma chance?
Por que não podemos dar amor?

Estamos em 14 de dezembro de 2016. Novo técnico. Novo despertar. Nova visão de elenco. Com nova tecnologia fora de campo para potencializar o trabalho fisiológico e técnico. Reforços foram contratados. E outros podem ser mais. Técnico precisa avaliar o elenco presencialmente. Não pode fechar todo elenco antes disso ocorrer. Vamos com calma. As decisões podem não estarem sendo perfeitas mas estão sendo tomadas respeitando a ordem financeira. A possibilidade do Flamengo. E com a humildade de voltar atrás como foi o caso de disputar o Carioca. Pensa que é fácil? Mas a Globo mudou o Diretor e passou a exigir o que não exigia. O que se irá fazer pelo bem do Flamengo? Evidente "não poderia prometer e tal!" Eu sei. Prometeu. Mas o Flamengo está acima de qualquer erro ou orgulho pessoal. Então passa a cumprir o que é melhor.

Noto críticas acaloradas ao contratar jogador X ou ao não contratar Y. Isto sem sequer saber do resultado do trabalho do Muricy. Duas semanas pós início do ano. Muita água há de rolar. Tenha-se mais paciência. Olha-se com recalque e crítica extrema, muitas vezes com disputa entre exageros alheios.

Que se passe a olhar com mais amor. Estar lá não é fácil.  Evidente que se erra. Mas só erra quem tenta. E acerta também. Ninguém é perfeito. Mas o imperfeito pretende a perfeição do outro, embora muitas vezes o erro aparente pode ser uma falha de percepção do crítico. E ai se alguém refutar. O Crítico se exalta como se a refutação fosse odiosa. Pecaminosa. Entreguista.

Menos. 

Pray tomorrow gets me higher
Higher
High




* - Na versão em vídeo acima, David Bowie canta com Annie Lenox no show de tributo ao Freddie Mercury, junto com integrantes do grupo Queen. Assistam. Vale a pena.