quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Recomeçar

E o ano de 2016 começa de fato. Em apresentação na Gávea, o elenco conta com algumas novidades e mantém vários jogadores. Como esperado. Ninguém destrói  e reconstrói elenco sob contrato ano a ano. Procura-se acertar os erros, afastar os sem remédio, manter os que deram resultados positivos e aqueles com potencial de se transformar e render o esperado.

E torcedor. Uma lembrança. O clube não vai afastar todos os jogadores que VOCÊ quer. Nem vai contratar todos os jogadores e perfis de jogadores que VOCÊ quer. Mesmo porque VOCÊ, eu, aquele outro ali, fulano, sicrano e os profissionais e dirigentes envolvidos diretamente com o futebol do Flamengo PENSAM DIFERENTE. Eu faria um time, você outro, mas não contamos em nada. O que conta é o time que Muricy pode fazer com as peças disponibilizadas pelo Departamento de Futebol no qual Rodrigo Caetano é o Diretor Executivo e Flavio Godinho o VP, fazendo o papel político da área. E acabou. Pode aplaudir. Ou dar chilique porque acha que dinheiro seja infinito e negociação independa de orçamento, ou mesmo porque supõe que os reforços não sejam do nível "prometido" supostamente por um VP, na sua opinião divinal, para ficarem disponíveis em menos de um mês. Nada disso adiantará. O que importa é que as fichas deste ano estão sendo colocadas na mesa:
- Muricy de técnico
- Novo preparador físico
- Novo treinador de goleiros
- Trabalho da Exos de evolução de performance fisiológica.
- Novos reforços. Como Mancuello, por exemplo.
- Afastamento incondicional de Paulinho.
- CT em construção.
- Novo VP de Futebol, de temperamento mais incisivo e talvez, cobrador.

Legal, mas tem mais:
- Brigado com a FERJ. Disputará carioquinha sabe-se lá em que condições
- Maracanã ficará fechado novamente. Até setembro ou outubro.
- Maracanã deve ser devolvido ao Estado. Odebrecht desiste de operar.
- Flamengo até o momento não tem estádio alternativo fechado.
- Jogaremos fora do Maracanã em boa parte do campeonato brasileiro e copa brasil.
- Deslocamentos constantes para sabe-se lá qual estádio acanhado para jogar "em casa", o que exigirá mais do preparo físico e da motivação.
- Ainda não tem Gerente de Futebol ou alguém que faça uma função de maior aproximação com o elenco para evitar o "colapso do ânimo" de 2015 por parte do elenco em diversos jogos, assim como a predominância de eventos humilhantes como o "Bonde da Stella".

Fora isto há o ambiente externo. Recessão forte no Brasil. Ambiente político aterrorizante com governo sendo acusado de diversos atos nocivos ao dinheiro público. População assustada com tudo isto. Olimpíada que pode fazer com que patrocínios da bola sejam redirecionadas a este grande evento mundial. CBF em colapso moral, funcional e ético. FERJ, dirigida com métodos não-transparentes, vinculada a um dirigente arcaico e destrutivo como Eurico. Clubes desunidos. Cada um por si e seus problemas. Governo e prefeitura do Rio de Janeiro flagrantemente contra o Flamengo. Clubistas, perniciosos. Evitariam ao máximo a administração do Maracanã pelo Flamengo, ou pela dupla Fla-Flu. Isto não seria bem visto por Vasco e Botafogo. Assim, devem entregar para outra empresa ou consórcio talvez. E o Flamengo continuará refém, mantendo o negócio alheio com sua torcida. Ou seja, mais briga política. Flamengo sempre sozinho contra diversos moinhos de vento.

E o ambiente interno? Em um surto de "histeria coletiva" houve um crescimento muito acima do tom de em diversas reclamações ao Flamengo, com acusações de ordem até ética, moral e pessoal de dirigentes recém-eleitos em menos de um mês de mandato. Isto com o Flamengo aparecendo na mídia envolvido em n contratações e negociações. Claro que muitas não terão sucesso. Pode parecer surpreendente, mas existem outros times negociando também...Só espero que o torcedor não esqueça que, o mais importante de tudo, acima disso, está o Flamengo. O time jogará. Estará em campo em algum momento, com todas suas dificuldades e problemas que deverão ser trabalhadas para influenciar menos. Mas estará lá, de vermelho e preto, representando eu, você, a nação. Nunca esqueçamos disso. E ao invés de ver o copo meio cheio ou meio vazio, enxerguemos o FLAMENGO presente, de corpo inteiro. E TORCEMOS por ele.

Por Flavio H Souza
@FlavihSouza