sábado, 21 de novembro de 2015

Que venha 2016



Se fizesse parte da diretoria meu primeiro ato para 2016 seria dispensar o Oswaldo logo após o jogo contra a Ponte Preta e aproveitar os dois últimos jogos do ano para testar algumas jovens promessas como Baggio, Jajá e Matheus Sávio.

Tudo indica que Muricy Ramalho deverá ser o nosso técnico para o início da nova temporada. Não que eu seja um entusiasta do muricybol, mas antes do Flamengo pensar em jogar um futebol moderno cheio de variações táticas, o Flamengo precisa aprender a fazer um bom feijão com arroz.

Se o Muricy chegar e logo de cara conseguir arrumar a nossa defesa e não deixar as nossas linhas dentro de campo tão espaçadas já será um senhor avanço se compararmos com os seus antecessores.

Torço para que além da chegada do Muricy, o clube consiga efetivamente trazer o Fábio Luciano ou qualquer nome capaz de fazer essa função de gerente/supervisor de futebol. É fundamental que tenhamos uma pessoa para auxiliar nesse trabalho de vestiário e que consiga fazer esse elo entre os jogadores e a diretoria.

Mais do que falta de jogadores capacitados, 2015 para mim foi um ano caracterizado por falta de comando, falta de profissionais capacitados em áreas fundamentais como o departamento médico e ausência de uma estrutura a altura do Flamengo.

A impressão que tenho é de que os jogadores chegam ao Flamengo e todos, sem exceção, pioram. O Sheik e o Guerrero vieram do Corinthians voando, fazendo ótimos jogos e atualmente parece que se habituaram ao marasmo e a falta de comprometimento que habita o clube.

Será que um Ederson no Corinthians não conseguiria ser recuperado fisicamente assim como foi o Renato Augusto este ano? Será que um Cirino e Canteros, jogadores tão criticados aqui na Gávea, não jogariam um bom futebol no Atlético e Cruzeiro respectivamente?

É evidente que o elenco atual carece de talento e será necessária uma boa reformulação caso desejamos ter voos mais altos no próximo ano, mas com essa alta do dólar dificilmente teremos muitos jogadores de fora chegando ao Brasil e o mais provável é que o mercado interno esteja aquecido. Prevejo muitas trocas entre os clubes brasileiros e o Flamengo precisa saber aproveitar este momento.

Apesar da vontade que tenho de mandar embora quase todo o elenco, acredito que deverão chegar algo em torno de 6 a 7 reforços, sendo 3 ou 4 para o time titular. Tudo indica que o Juan está realmente fechado, deve chegar mais um zagueiro, um lateral esquerdo e um direito para substituírem o Ayrton e o Armero, um volante, um goleiro para ser sombra do PV e um atacante para substituir as prováveis ausências de Everton e Paulinho.

Mesmo estando menos entusiasmado do que em anos anteriores, me dou por satisfeito se em 2016 finalmente finalizarmos o CT destinado aos profissionais. Se iniciarmos o ano com o departamento de futebol formado por Godinho, Rodrigo Caetano, Fabio Luciano e Muricy, acredito que teremos os melhores nomes desde que os blues assumiram o clube. Claro que na prática tudo pode novamente dar errado, mas no papel são nomes de respeito e que já indicam uma mudança de comportamento.

Se eu pudesse fazer algum pedido para 2016, não seria nenhuma contratação ou títulos, eu pediria somente que a partir de 2016 o futebol volte a ser prioridade no clube.

O Flamengo precisa de pessoas, seja dentro ou fora de campo, que respirem futebol. Não dá mais para passarmos boa parte do ano sem saber quem é o VP de futebol, sem saber exatamente quem cobrar e os jogadores voltarem a mandar e desmandar no clube.

O basquete rubro negro, conhecido como “Orgulho da Nação” é o maior exemplo que o Flamengo precisa seguir. Enquanto no basquete temos jogadores como o Jerome “Grandão” Meyinsse, que nas horas vagas vai ao Maracanã acompanhar o futebol, criando inclusive uma torcida organizada chamada de “Flaçai”, no futebol os jogadores vão embora para suas casas no intervalo de um amistoso por que é cansativo ficar no estádio acompanhando o trabalho de seus companheiros. Lamentável!

Que venha 2016! Um ano de mudanças e acima de tudo de vitórias, dentro e fora de campo!


SRN e um ótimo final de semana a todos!