sábado, 17 de outubro de 2015

Dinheiro de Macumba


Eu li essa semana, acho que foi no Twitter, que essa última vaga para a Libertadores 2016 estava parecendo dinheiro de macumba: todos querem pegar, mas ninguém tem coragem. Além de Corinthians e Atlético Mineiro, que brigam pelo título, tudo indica que o Grêmio está com a terceira vaga garantida, ainda mais depois da vitória de 5ª a noite sobre o Santos, uma vez que a vantagem para o próprio time da Baixada subiu para nove pontos. Daí pra baixo, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Inter estão lutando por uma vaga para a competição continental. Talvez duas, se um dos paulistas conquistar a Copa do Brasil e terminar o Brasileiro na 4ª colocação.

No entanto, numa rodada completamente atípica, os cinco foram derrotados e permitiram que Ponte Preta e Sport passem também a sonhar. Verdade que não confio em nenhum dos dois. Da mesma forma, não confio no nosso rubro-negro. Mas e aí, em quem dá pra confiar que quer mesmo essa vaga? Dos concorrentes, o Santos me parece o mais consistente desde que o Dorival assumiu em julho. O São Paulo já não era muito regular com o Osorio e entrou numa crise institucional gravíssima que culminou com a renúncia do seu presidente envolvido em escândalos de contratações de jogadores entre outras coisas. Muito possível que espirre alguma coisa para dentro do campo. Internacional é outro time extremamente irregular, não apenas esse ano mas com histórico recente de ser apontado como favorito e decepciona. Minha impressão é que o Palmeiras, com o bom Marcelo Oliveira, pode estar mais apto a ficar com a 5ª posição, apesar de ser um time capaz de ser derrotado em casa pela Ponte Preta.

E nós? Como muitos, eu não tenho a menor confiança de que esse time frouxo, sem o mínimo resquício de alma flamenga tenha condição de brigar por qualquer coisa que seja. Realmente, é um time que não briga, jogadores que nunca chegam antes nas divididas. Conheço alguns que até preferem que não conquistemos a vaga pra Libertadores sob risco de sairmos vergonhosamente já na fase preliminar, como o Corinthians em 2011. Eu penso diferente pois tenho a esperança quase infantil de que o elenco de 2016 será diferente desse, o time titular, pelo menos.

O fato é que os tropeços dos adversários são constantes e a vaga pode acabar caindo no nosso colo. Só que esse time se parece muito com o de 2008. Terminamos o campeonato um ponto atrás do Palmeiras depois daquele fatídico empate em 3 a 3 com o Goiás no Maracanã na penúltima rodada. Só que, para que consigamos ao menos ficar em posição de que algo caia no nosso colo, precisaremos mudar muito nesses oito últimos jogos. Temos os confrontos diretos com o Inter amanhã no Maracanã, Santos fora na 35ª rodada e Palmeiras em casa na última. Além disso, enfrentamos Corinthians e Grêmio fora. Ou seja, nosso caminho é o mais difícil entre todos.


Mas, apesar de toda a minha insatisfação com o futebol do Flamengo, nada, nunca, vai me levar a não torcer. Amanhã, às 16h, estarei preparado para torcer muito por uma vitória. Meu G-4 é o próximo jogo.