sábado, 24 de outubro de 2015

De saco cheio

Uma barca não é a solução! Não adianta o Flamengo mandar embora Paulinho, Cirino, Pará e companhia para trazer no ano seguinte Pikachu, William Arão, Rafael Marques e outros nomes nada animadores, é preciso ter um choque de ordem e uma mudança de filosofia urgente!

Ontem nossos problemas eram Renato Abreu e Leo Moura, depois André Santos e Alecsandro, mudam-se apenas os nomes, mas o problema continua. Se antes a imagem do clube ficava arranhada fora de campo devido figuras como Adriano e Bruno, hoje o problema é a falta de gana dentro de campo.

Hoje os jogadores já aprenderam direitinho todo o manual de conduta que o clube exige como não tirar a camisa na hora de comemorar um gol, vestir o manto para dar entrevistas na beira do campo e ir uniformizado a programas esportivos. Só que ninguém ensina a ser Flamengo, é preciso querer fazer parte, vestir a camisa de verdade como fazem os jogadores de basquete, na vitória ou na derrota.

Adianta trocar o Oswaldo de Oliveira por um Marcelo Oliveira, um Dorival, um Jorginho? É mais do mesmo! No começo teremos uma empolgação inicial devido a troca de treinador e em menos de seis meses já teremos comandante novo na Gávea, não é assim que se faz futebol.

É preciso entender por que um Vagner Love dá certo no Corinthians, ao ponto de já ter marcado 10 gols no Brasileiro e aqui o mesmo atacante provavelmente seria um dos capitães da chamada barca.

Só no Flamengo que tem jogador vagabundo e desinteressado? É tudo culpa das tentações do Rio de Janeiro? Daqui a pouco alguém vai propor ao clube mudar de estado.

Se eu fosse o VP de futebol do Flamengo, a primeira medida que faria seria reformular o departamento médico inteiro. O dinheiro que gastaria para contratar um Arão eu investiria em uma ótima equipe médica. Ia ao Corinthians ou ao Atlético e faria uma proposta irrecusável para os funcionários da área. 

Contrataria 2 ou 3 jogadores acima da média, mas que possuam um perfil de liderança com espírito vencedor, de preferência um zagueiro e um volante. O Rodrigo Caetano não é o mago das contratações? É preciso ter criatividade e focar o investimento em tiros certeiros de verdade.

Procura algum jogador que esteja na China já de saco cheio de comer sopa de cachorro e escorpião, como o Paulinho (ex small), tenta fazer uma oferta para o goleiro Julio Cesar ou busca algum zagueiro com perfil de xerifão - parece que aquele zagueiro Alex está dando sopa no mercado.

De resto é tentar encontrar clubes parceiros e fazer algumas trocas para oxigenar o elenco. Não adianta rescindir o contrato do Paulinho para satisfazer a torcida e daqui alguns meses o jogador entrar na justiça cobrando não sei quantos milhões do clube.

É preciso ser esperto e tentar envolve-lo em alguma negociação, utilizando-o como uma valiosa moeda de troca. Tenta negociá-lo com algum clube que participará da Nova Liga, já que o relacionamento com estes clubes está mais estreito, tenta fazer negócio com o Palmeiras, que tem um elenco inchado, o importante é tentar e acima de tudo não desvalorizar o material humano que possuímos.

O Flamengo precisa de pessoas insensatas e principalmente de pessoas incomodadas em seu futebol, seja dentro ou fora de campo. O Flamengo se acostumou a ser coadjuvante e essa falta de atitude é indefensável. 

Me despeço com um trecho que li de uma entrevista com o publicitário Nizan Guanaes:

"Sou um chato. O homem insensato tenta adaptar o mundo a ele. O sensato adapta-se a ele. Sou do primeiro time. Todo o progresso da ciência se deve ao homem insensato. Alguém, certo dia, deve ter falado "não concordo com a distância" e inventou a roda, "não concordo com o frio" e inventou o fogo, "não concordo com o calor" e inventou o ar-condicionado. Ser assim não é fácil, significa ter uma permanente azia, uma insatisfação garantida e seu dinheiro de volta. Tenha uma vontade irresistível de fazer as coisas. Sou um inconformado. Sempre digo: a vida é uma pista aérea. Ou você voa ou não tem sentido algum. Não liga nada a lugar algum." 


Bom final de semana a todos e que neste domingo os jogadores joguem com dignidade, só isso que peço.