sábado, 26 de setembro de 2015

Time de frouxos



Além das excessivas falhas do sistema defensivo e da baixa qualidade técnica de alguns jogadores é consenso entre nós torcedores de que um dos principais motivos para os resultados adversos que tivemos ao longo do ano é a falta de brio dos jogadores.

Você olha para os jogadores e não enxerga aquela gana em vencer os jogos a qualquer custo, é nítida a falta de tesão em vestir o manto sagrado, falta raça, falta vontade em momentos decisivos, resumindo, hoje convivemos e torcemos para um time de frouxos!

Assisti recentemente ao jogo entre Corinthians e Santos e você observava os jogadores do small mordidos, empenhados, comprometidos com o objetivo final que é o título do Campeonato Brasileiro, mesmo eles estando a diversas rodadas na liderança e com uma relativa folga ao segundo colocado.

O Atlético Mg mesmo tomando uma sapecada do Santos na Vila Belmiro, não se abate e consegue logo em seguida nos golear e retomar o rumo na competição sem perder a confiança e se desestabilizar.

Aqui basta uma sequência de vitórias para o Paulinho querer fazer uma série de firulas, para o Alan Patrick desfilar dentro de campo, surgir um festival de toquinhos de calcanhar e o oba-oba tomar conta dos jogadores.

Quando utilizo o termo time de frouxos, os dois primeiros nomes que me veem a cabeça são Cirino e Canteros. Mesmo com alguns lampejos de bom futebol, os dois já ficaram marcados e basta alguns erros em sequência para começar a cornetagem.

Daí eu lhes pergunto:

E se o Cirino e o Canteros jogassem no Corinthians e no Atlético MG, será que também seriam taxados de frouxos ou iriam comprar a briga do restante do grupo e passarem a ser mais competitivos e comprometidos?

Como não acredito que dirigentes fanfarrões que falem grosso e quebrem o pau em vestiários sejam a solução para corrigir este problema, proponho algumas soluções:

Treinador

Aqui eu enxergo o eterno dilema da Tostines. O Corinthians e o Atlético estão conquistando resultados devido o Tite e o Levir estarem a tanto tempo no comando das equipes ou eles estão há tanto tempo no comando só por que estão conquistando resultados?

O fato é que tanto Corinthians quanto Atlético encontraram treinadores que se enquadram na filosofia dos clubes e conseguiram criar uma identidade que há alguns anos atrás não existia, independente do restante do trabalho que é executado pelos dirigentes.

Será que o Oswaldo conseguiria exercer esta função no Flamengo? Sinceramente não sei, até acho que é possível, mas entendo ainda ser cedo para responder esta pergunta. Se ele conseguir com que o Flamengo continue pelo menos brigando até o final do Brasileiro por essa vaga na Libertadores será o pontapé inicial para um relacionamento mais duradouro.

Vejo o Oswaldo com muito mais chances de assumir este papel do que treinadores que tiveram uma passagem curta vitoriosa no Fla como Jayme e Andrade.

Contratação de jogadores

Como determinar que um jogador possui brio ou é frouxo?

Quando você estuda o histórico de jogadores mais rodados como Sheik e Felipe Melo, você sabe que se trata de um jogador de confiança, alguém que é comprometido com a vitória e não fica conformado com derrotas constrangedoras.

Mas e quando você está buscando uma promessa de centros menores como o Cirino ou até mesmo o Erik, que saiu recentemente do Goiás, como analisar este perfil?

Entendo que alguns jogadores já nasçam com essa gana de vencer, com esse comprometimento acima da média que exigimos de todos os nossos jogadores, mas acredito que é possível também fazer com que um jogador conhecido como “sem sangue” consiga se enquadrar na filosofia do clube e passar a desenvolver esse espírito vencedor, portanto vale a pena o risco.

Não sei se de alguma forma o nosso “centro de inteligência” consegue mapear esse tipo de comportamento e nem acho que entrevistar os jogadores antes de serem contratados seja a solução, mas é muito importante que seja realizado um trabalho pós-contratação em que estimule o jogador a vestir realmente a camisa do clube.

Palestras motivacionais

Sinceramente tenho minhas dúvidas se os jogadores de hoje em dia se importam com a história do clube em que jogam, com a torcida e demais fatores que deveriam ser fundamentais para despertar essa gana de vencer a qualquer custo.

O que será que daria mais certo?

  1. Colocar o Adílio para palestrar para os jogadores comentando sobre a era de ouro do clube e tudo que conquistou devido ao futebol;
  2. Colocar um vídeo com declarações de torcedores de todo Brasil e mostrando que só o Flamengo consegue fazer eles felizes mesmo com toda a miséria e dificuldade que enfrentam no dia-a-dia;
  3. Mostrar um documentário sobre a carreira do Cristiano Ronaldo e Messi e tudo que foi preciso ser feito para chegaram ao patamar que atingiram nos dias de hoje.


É preciso que o clube possua algum psicólogo ou uma espécie de área de RH que entenda a fundo a maneira de pensar e comportamento dos jovens jogadores para fazer um trabalho diferenciado desde as categorias de base.

Acredito ser possível que o jogador compareça ao Barra Music em seus momentos de folga sem que perca o foco no trabalho. Não acho que é preciso ser santo para se dar bem no futebol, muito pelo contrário.

Aproximação com a torcida

Os jogadores precisam cada vez mais se aproximar da torcida para perceber o quão importante é o Flamengo para essa Nação maravilhosa.

Veja o exemplo do Jerome Meyinsse no basquete. O atleta é americano e mesmo assim frequenta o Maracanã semanalmente, distribui ingressos para torcedores que participaram de uma campanha no Twitter, aprendeu todas as músicas da torcida e até o hino ele aprendeu a tocar no trompete.

Por mais espontâneo que seja a reação do Meyinsse em alguns tweets, você consegue identificar comprometimento e por que não, amor ao clube, mesmo com tão pouco tempo de Flamengo.

Sou fã do Grandão!

Passo a bola para o restante do Buteco.

O que deve ser feito no futebol do Flamengo para aumentar esse comprometimento dos jogadores e a torcida não enxergar mais o nosso time como um time de frouxos?

Hoje não vale cornetar, a idéia é propor soluções e buscar alternativas que sejam viáveis para a situação financeira atual do Flamengo.


SRN e bom final de semana a todos!