terça-feira, 22 de setembro de 2015

Como e Por Que?

No sábado passado, o colunista Bruno Trink nos trouxe um post onde se propunha aos blogueiros que preenchessem espaços vazios sobre o elenco do Flamengo para 2016. Depois das derrotas para o Coritiba e o Atlético-MG pensei sobre diversos assuntos que não caberiam, seriam irrelevantes diante da cólera geral, inclusive a de quem vos escreve. Proponho aos amigos butequeiros que respondam à algumas perguntas deixando suas visões sobre o futebol do Flamengo.

Já que se convencionou que em outros setores anda tudo certo, coisa da qual eu concordo em partes, gostaria de saber o que os butequeiros proporiam. Logicamente, o torcedor tem todo o direito de reclamar ou de achar por A+B que está tudo errado ou tudo certo quando se vence ou perde. Como já escrevi aqui, “Cá entre nós”, é um texto pros butequeiros, uma lavagem de roupa suja aos de casa. E a quem pretenda chegar e comentar com educação e bom nível, nível que sempre tivemos e pretendemos manter no Buteco. Afinal, vivemos o Flamengo intensamente, mas com educação.

As críticas fazem parte do debate, as acusações vazias não são legais, mesmo que estas criticas nos façam refletir. Tomei partido, tenho posição sobre a eleição do clube, nada que a gente não possa resolver abertamente, honestamente, sem melindres. E sem melindre tentarei questionar, sem ironias também, o que os butequeiros fariam se tivessem a caneta na mão. Faremos um exercício reflexivo de curto e médio prazo, tirando o foco das cabeças cortadas ou não no elenco de jogadores; colocando a discussão em níveis de comando, execução, sem adjetivar aos “cara de mamão”, “bunda suja”, “chato, feio e bobo”, ou algo que o valha.

Vamos lá, o que você faria? Sem medo de se expor, diga o que pensa. Aos questionamentos:

  1. Rodrigo Caetano é um bom nome? Você o manteria para 2016? Por que?
  2. Falta algum cargo ou nome em alguma posição de comando entre o diretor executivo e o treinador? Qual? E por que?
  3. O que você faria para melhorar os processos internos hoje e o que faria para 2016 (governança, avaliações, organograma...)?
  4. Você está satisfeito com o trabalho de Oswaldo Oliveira? Você o manteria para 2016? Por que?
  5. O que falta no futebol do Flamengo? O que você faria nesta semana? O que você faria para 2016? Como implementar e por que?
  6. Sem o Maracanã, onde poria o Flamengo pra disputar as partidas? Qual seria decisão?
  7. O que privilegiar em 2016: Finanças, Futebol ou Patrimônio? Como e por que?

A última pergunta foi executada por um dos grupos que pleiteiam a presidência do clube em uma pesquisa de opinião com os eleitores do clube (dentre os quais não faço parte). Devemos refletir sobre tal questão, tentando nos colocar na pele dos que estão por lá. Boa parte, diria quase todos, os torcedores que convivem em blogs e redes sociais já tem suas preferências, a decisão sobre em quem votar (ou quem votaria), mesmo sem a campanha nas ruas, as propostas dos candidatos, que hoje são superficiais (ou ainda não foram apresentadas, caso do governo atual).

Gostaria das visões de todos, para reflexão do escriba. Não pedi, nem quero, opinião sobre voto. Até porque declara quem quer. O voto é secreto. A coluna é para a proposição e reflexão minha. Vocês são os Ombudsman dos colunistas. Criticas, soluções e reclamações por mais um dia. Logicamente, poderia colocar questões como: “Treinar na Gávea ou no CT”?; ou “De que cor deve ser a camisa do goleiro”?; ou “Chuteira preta ou colorida”?; ou “Camisa com listras largas ou finas”?; ou ainda “Brahma ou Skol”?; mas achei as elencadas em negrito mais pertinentes...

Divirtam-se!