sábado, 12 de setembro de 2015

Chegamos ao G4 e agora?



Sapatinho Master! Da mesma forma que as crises no Flamengo são sempre intensificadas pela torcida e imprensa, o clima de oba-oba adora aparecer nesse tipo de situação. O clima de DCF, de fazer piadinhas na internet e de euforia precisa ser exclusivamente da torcida!

Apesar de toda euforia, esse grupo, aliado a maturidade do Oswaldo, parece bem centrado e não tende a cair nessas armadilhas do oba-oba. O desinteresse e a preguiça desapareceram de vez e é nítida a mudança na vontade e principalmente na postura dos jogadores dentro de campo.

A maneira mais fácil do Flamengo se manter no G4 é principalmente não pensar em G4. É evidente que o time em algum momento vai perder ou empatar jogos e isso faz parte da sequência que vem pela frente.

Cair para uma quinta ou sexta posição não é o fim do mundo e o mais importante nesse momento é o Flamengo se manter no pelotão da frente e brigar por essa vaga até o final. Ainda restam 14 rodadas, portanto 42 pontos a serem disputados, pontuação maior do que a que possuímos nesse momento do Campeonato. Ou seja, muito água ainda irá rolar.  

Como bom otimista que sou, ficarei decepcionado se a Libertadores não vier, mas mais importante do que se classificar para a competição sul americana, o Flamengo precisa aprender a montar um elenco competitivo para o ano de 2016.

O elenco atual é razoável e entendo ser capaz de brigar com os principais times do país, vejamos:

Time titular: PV, Pará, Wallace, Samir e Jorge; Marcio Araujo, Canteros e Alan Patrick; Everton, Sheik e Guerrero;

Reservas: Cesar, Ayrton, Cesar M., Marcelo e Armero; Jonas, Luis Antonio e Ederson; Paulinho, Cirino e Kayke

O Flamengo precisa qualificar uma ou outra posição, além de encorpar melhor o elenco com reservas mais confiáveis do que Ayrton, Armero e Cesar, mas a base atual é muito boa. Certamente o Flamengo não precisará começar do zero em 2016.

Nos últimos quatro jogos o Flamengo jogou sem os dois principais reforços do ano, Guerrero e Ederson e mesmo assim manteve a boa sequência de vitórias. Jogadores como Everton, Pará e Canteros estão crescendo na hora certa, além da regularidade do PV, Jorge e Alan Patrick que impressionam.

Os próximos 4 adversários serão Chapecoense (f), Coritiba (c), Atlético MG (f) e Vasco (c). O Flamengo tem time suficiente para vencer os dois jogos em casa, mesmo o confronto contra o Coritiba sendo no Mané Garrincha, além de tentar surpreender o Chapecoense e Atlético MG.

O normal seria o Flamengo conquistar 7 pontos nesses 4 jogos, sendo que ficaria contente se conquistássemos pelo menos 9. Para o Flamengo cravar a vaga na Libertadores será necessário vencer de 8 a 9 jogos dos 14 restantes. Dá para chegar!

Para o jogo contra o Chapecoense não vejo muito mistério, a única vaga em aberto é a do Alan Patrick, portanto prevejo o Oswaldo escalando um time parecido com PV, Pará, Cesar M, Samir e Jorge; Marcio Araujo, Jonas (Luis Antonio) e Canteros; Everton, Paulinho e Kayke;

O Ederson e o Cirino deverão ser opções interessantes para o decorrer da partida.

O Flamengo precisa jogar mais bola do que jogou no primeiro tempo contra o Cruzeiro, mas se o time mantiver o padrão do futebol jogado nos últimos jogos fora de casa poderá sair com um resultado favorável. Prevejo jogo com placar magro, 1x0 gol de Kayke.

Qual o palpite para o jogo de domingo? O que o Flamengo precisa fazer para se manter no G4?

Bom final de semana a todos e que o time continue subindo! O céu é o nosso limite!


Ihhh Libertadores qualquer dia tamo aê!