quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A três pontos do Paraíso


Estou a dois passos do paraíso
E meu amor, vou te buscar
Estou a dois passos do paraíso
E nunca mais vou te deixar
Estou a dois passos do paraíso
Não sei porque eu fui dizer bye bye
(Blitz)

Finalmente. Estamos a três pontos do G4. O Flamengo, enfim, está chegando. Estamos a uma vitória sobre o Cruzeiro para alcançarmos o "paraíso" e, se Deus quiser, nunca mais lhe deixar. Mas, como tudo que acontece com o Flamengo, esta conquista tem que ser feita com sangue, suor e lágrimas. Nada é fácil. Perseguido pela arbitragem desta CBF apaulistada, o Flamengo chega em versão "diet" contra este jogo. Sem vários jogadores suspensos por cartões amarelos em profusão e, principalmente, sem Guerrero e Sheik, o qual foi punido por um jogo por qualificar, da melhor forma possível, o juiz mal-intencionado no intervalo da partida contra o Vasco. Flamengo vai tentar um efeito suspensivo para liberá-lo, mas será quase impossível. Mesmo porque pululam hipócritas e arautos do falso-moralismo por toda a parte para condenar um cidadão em sua liberdade de expressão.

Também não teremos Ederson, outro agredido nesta fatídica partida decisiva contra o time da FERJ, que ainda não se recuperou da contusão que lhe sobreveio neste jogo.

Mas o Flamengo do Oswaldo Oliveira pode surpreender? Bem. Pode. E não. Flamengo desde 2014 não se mostrou confiável em partidas decisivas. Sempre deu uma ducha de água fria em seus torcedores. Seja perdendo de 4 a 1 do Atletíco MG desperdiçando a vaga para semifinal da Copa Brasil, seja deixando de fazer gols em um Nova Iguaçú no campeonato carioca em que seria o primeiro da classificação, ou mesmo superar o pior time do campeonato brasileiro, para avançar para outra etapa da Copa Brasil deste ano. É um time que desde a conquista da Copa Brasil no final de 2013 nos vem frustrando. Parece até um carro de fórmula 1 que fica sem combustível na última volta. Talvez tenha sido a montagem do elenco. Privilegiou-se jogadores bem comportadinhos, educadinhos, mansos para 2014 e 2015. Jogadores sem pegada de ser campeão e deu no que deu. Não fazem questão. O Paulinho, um jogador que surpreendeu em 2013, sendo altamente destemido, sem medo em decisões, simplesmente desapareceu em Barras e Musics em 2014 e até agosto de 2015. Precisou fazer um "pára tudo!" e contratar jogadores de chegada. Sem caras assim, seja em um time, empresa, ou grupo, não se chega a lugar nenhum. Precisa de gente que respire conquistas. E, me parece, encontrou este perfil em jogadores como Sheik, Guerrero e muito provavelmente Ederson.

Com um treinador de verdade atuando no momento, o próprio Paulinho, com a chegada destes caras cascudos, melhorou, e muito, seu futebol. Talvez precise do espelho que Elias e Brocador proporcionaram em 2013. 

Agora, o problema não é só chegar no G4. É permanecer por lá. Fazer deste grupo selecionado a "sua casa" e não admitir sair, chova ou faça sol. A partida contra o Cruzeiro será difícil. Eles vem motivados com a saída do Luxa e a chegada de um bom técnico novo, o Mano Menezes. O Mano proporcionou uma energia extra ao time, com a subida de produção de várias peças do elenco com destaque ao William, que jogou uma barbaridade contra o Figueirense.

Este é um ponto de inflexão. Iremos dar este passo? Mesmo? Chegar no Paraíso ou dizer bye-bye?

Está com vocês, time do Flamengo. A torcida fará sua parte. Vai tentar empurrar vocês no grito. Que o time "diet" do Flamengo se energize, compense suas deficiências e mostre que deixou de ser menino, para ser HOMEM. 

Por Flavio H Souza
twitter: @PedradaRN