quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Delenda est Cristóvão

"Há seis formas de atrair a derrota:negligenciar o cálculo da força do inimigo; falta de autoridade; treinamento imperfeito; ira injustificável; não observância da disciplina; e incapacidade de usar homens.escolhidos. Tudo isto deve ser cuidadosamente levado em conta pelo general a quem foi dado um posto de responsabilidade"
Sun Tzu - Há 2500 anos atrás


"Sou vítima de perseguição"

Cristóvão acabou. Está morto como treinador do Flamengo. Sua permanência no cargo de treinador caracteriza um enorme erro do Departamento de Futebol do Clube, personificado pelo seu muito bem remunerado Diretor Executivo Rodrigo Caetano, pelo VP de Futebol (interino?) Tostes e o já famoso e criticado Comitê Gestor de Futebol, o qual não sabemos a formação atual, visto a revoada de alguns membros para o grupo da chapa do Bap.

Seus incessantes erros de substituição no segundo tempo mostram que lhe faltam atributos mínimos para técnico de time de ponta. Por mais que se justifique sua manutenção pela suposta ausência de treinadores "melhores que ele" temos Oswaldo de Oliveira, que é um técnico de fato, com bons resultados no passado, inclusive títulos. E ainda o Aguirre, dispensado do Internacional ainda que, um tanto injustamente. São técnicos. Não auxiliares.

Como diz o mestre Sun Tzu na frase acima, o técnico tem algumas das características citadas para atrair estas constantes derrotas para o Flamengo. Ao menos  quatro se destacam: negligenciar o cálculo da força do inimigo, sua visão de jogo o faz cometer seguidos erros em substituições táticas, geralmente abrindo ou travando o time frente ao adversário; treinamento imperfeito, a linha defensiva do Flamengo é uma tragédia contumaz; incapacidade de usar homens escolhidos, a insistência no César Martins e a absurda escalação do Jajá no jogo de ontem contra o Vasco mostram isto e a não observância da disciplina, numa palavra:"Wallace".

É triste continuar a fazer um post atrás do outro com o mesmo rol de lamentações. A torcida ontem xingou o Cristóvão de todas as formas. Ninguém aguenta mais. Não há clima. Não há mais confiança. Também não sei porque se manter o Jayme, não parece que acrescenta rigorosamente nada e sua presença na Gávea representa sempre uma ameaça de sua entrada como treinador. Flamengo não é caridade. Temos que ter os melhores possíveis. Técnicos e auxiliares-técnicos. E um bom técnico interino que possa substituir o "Cristóvão" da vez quando necessário.

Agora temos um futebol de forma profissional. Rodrigo Caetano é um Diretor de Futebol indiscutível. O Departamento está "profissionalizado". Por mais que aleguem um e outro que ele "não teria autonomia" por causa do satânico "Conselho Gestor de Futebol", isto não tem lógica. Rodrigo Caetano, profissional qualificado, jamais se sujeitaria a isto. Ele tem ofertas. Não há mais tantos Diretores executivos de futebol disponíveis. O problema é que não se acerta no Flamengo. Negociar Cáceres, por exemplo, tornou mais vulnerável nosso sistema defensivo. Deixa para depois do Brasileiro. Ele indicou Cristóvão. Mas não está com uma corrente amarrada na cintura dele, deixa ele ir embora, solicita isto a gestão do Flamengo que acatarão.

Me preocupa esta situação porque vivemos em um momento político frágil. O Futebol não funcionou nesta gestão azul. É um futebol cor de vômito. Cristóvão está sendo um dos responsáveis por manter isto, então tira! Chapas surgindo e todas criticando com razão o futebol, mesma a do Wallim/Landim/Bap sendo uma das diretamente responsáveis por isto enquanto esteve na frente da pasta e do dito Conselho Gestor de Futebol. Lembremos do Ney Franco que foram eles que contrataram. Mas estão errados em criticar? 

E com esta situação de defesa irracional ao Cristóvão, apoios a gestão atual vão sendo retirados. Ninguém quer ser vinculado a este desastre. A esta absurda situação do Eduardo Bandeira "abraçar" o treinador em entrevistas aparentemente querendo morrer afogado com ele, junto de seu Diretor Executivo de futebol. E o CEO do Flamengo, Fred Luz, também tem o dever de questionar seu Diretor de futebol pela péssima performance do time com este orçamento disponível.  

Está uma situação de crise de futebol e política. Não há argumentos que resistam a um futebol abaixo da crítica em se tratando do Flamengo. Demitam o Cristóvão antes que ele cause suas "demissões" em dezembro, nas eleições.

Por Flavio H Souza
twitter: @PedradaRN