sábado, 1 de agosto de 2015

Conte Comigo, Mengão



Neste final de semana o Flamengo terá mais uma vez uma grande oportunidade de fazer as pazes com a sua torcida e conquistar de vez o maior reforço para o restante da temporada. Acho incrível essa sequência de bons resultados fora de casa, mas cresci e vivenciei episódios inesquecíveis de nossa história onde o fator casa sempre foi primordial para nossas conquistas.

Na memória recente do torcedor vem logo a cabeça as arrancadas de 2007 e 2009, que nos renderam uma vaga na Libertadores e o nosso sexto título Brasileiro respectivamente. Nos dois momentos, além de um time altamente competitivo, a força da Nação e o peso do Maracanã foram fundamentais para termos alcançado os objetivos traçados.

Concordo com muitos quando dizem que o trabalho do Cristovão até o momento é relativamente fraco e o time como um todo ainda precisa evoluir muito, principalmente no setor defensivo.
A grande vantagem é que aos poucos o Flamengo está se livrando das barangas do Luxemburgo. Thalysson, Mugni e Arthur Maia já foram, Almir e Pico provavelmente nunca mais vestirão o manto e novos reforços encorparam o elenco.

Enquanto Sheik e Guerrero são realidades, Cesar e Ederson ainda são considerados incógnitas. Torço muito para o sucesso dos dois jogadores, pois nas suas apresentações aparentaram serem sérios e a experiência no futebol europeu irá contribuir muito para um time afobado, ansioso e carente de inteligência dentro das quatro linhas como o Fla atual.

O provável time titular para o restante da temporada deverá ser: PV, Pará, Wallace, Samir e Jorge; Caceres, Canteros, Ederson e Everton; Sheik e Guerrero. No banco teremos nomes interessantes como Cirino, Alan Patrick, Jonas, Cesar, Armero e Gabriel.

Ainda sinto falta de um centroavante reserva para o Guerrero e alguém para jogar na posição do Canteros para nunca mais corrermos o risco do Marcio Araújo entrar em campo, mas no geral já temos um elenco razoável para bom, que poderá chegar longe na Copa do Brasil e se meter neste bolo da frente do Brasileirão.

Domingo devemos ter uma grande festa no Maracanã e mais do que selfies e check-ins, espero uma torcida participativa e que apoie o time do começo ao fim do jogo. Acostumamo-nos a ver torcedores vaiando jogadores como Pico e Pará, mas confesso que sinto falta daquela vaia ensurdecedora quando o time adversário toca na bola.

É preciso que a Nação volte com tudo, os jogadores continuem demonstrando essa garra e vontade que vimos nos últimos jogos e o Maraca deixe de ser o playground dos adversários. Se a administração do consórcio vai de mal a pior, pelo menos dentro de campo precisamos voltar a mostrar que o Maraca é nosso!

A sequência deste final de turno é favorável e dependendo dos resultados conquistados teremos uma noção melhor de até onde esse time poderá chegar.

Para fechar a rápida coluna, quarta-feira estava assistindo Atlético Mg x São Paulo e depois do Lucas Pratto ter marcado três belos gols, a torcida do Atlético nos surpreende com o criativo grito “Ahh é Lucas Pratto! Ahh É Lucas Pratto”.

A força e criatividade da Nação são incomparáveis e me divirto com esses gritos diferenciados para jogadores. Não há nada mais carioca do que misturar algum funk com grito de arquibancada, portanto achei a sacada do “Acabou o caô” genial! Rapidamente caiu no gosto da galera e já é um hit de sucesso.  

Em outros momentos recentes já tivemos o “É o Pet! É o Pet! É o Pet! É o Pet!” e divertidos gritos como “Obina é melhor do que o Eto’o!”, “Imperador voltou” e “Uh terror! O Hernane é brocador”.

O Flamengo continua em busca de uma identidade e vejo esse lado irreverente do torcedor como uma das principais características do DNA rubro-negro.

Ótimo final de semana a todos e que domingo seja dia de festa dentro e fora de campo!

Grande abraço a todos do Buteco e SRN!