domingo, 19 de julho de 2015

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos,

FLAMENGO 1-0 GRÊMIO, YIN.

Enfim, essa mulambada venceu uma partida em casa. Minha garganta já estava com teia de aranha. E que sufoco, que time horroroso!

Jogo rigorosamente com o mesmo roteiro dos outros filmes de terror. Começa assanhadinho, ocupando a intermediária dos caras, criando até chances, perdendo gol, vejam só! Aí o outro time começa a colocar a bola no chão, acerta posicionamento, arruma a marcação e deita. Mete um gol e aí já era. A diferença pra hoje é que a bola do gol deles bateu na trave. Se entra, era dois ou três de novo. Mas dessa vez São Judas tava ligado e ajeitou as coisas. Primeiro tempo horrendo, o time sem a bola, olhando os caras controlarem o jogo. Aí, numa bola vadia, um balão na área, um vuco-vuco lá e achamos um gol.

Segundo tempo, o Cirino pra variar pede pra sair, o time recua de vez e chama o Grêmio numa tática suicida. Mas por sorte o time dos caras, que é uma baba e só sabe dar porrada, não conseguiu criar nada que prestasse. Na verdade, ganhamos de um time muito fraco, esse campeonato tem muitos times ruins. Mesmo assim, eles rondaram nosso gol e poderiam ter empatado. Até porque nosso ataque perdeu a chance de matar o jogo, deu mole.

Do time não se salvou quase ninguém. Essa zaga é medonha, liderada por um zagueiro melancólico em cuja face vive estampada a cara da derrota. O outro é estabanado, um odvan sem griffe. No meio, a ruindade do Márcio Araújo parece que contamina o Canteros. Vejam o Canteros. Cara emburrada, não dá um sorriso. Como sorrir com o Márcio Araújo do lado? O Ayrton. Vejo o Ayrton me vem à cabeça aqueles criadores de gado, que passam o dia em cima de um cavalo. Você já viu algum fazendeiro saber jogar bola? Eu não. Próprio Jorge, levou uma pancada e sumiu. O Everton corre muito e produz pouco. O Sheik perdeu dois gols incríveis, indignos de um jogador do Flamengo. O Guerrero, com todo o respeito, só fez o gol, né?

Não, não foi bom. Abrimos um espacinho da zona do rebaixamento, mas não dá para se iludir. Esse ano vamos ficar disputando perto da zona o ano todo. Hoje tivemos sorte. Muita sorte.

Ah, antes que eu me esqueça: esse Arthur Maia não joga nada.


FLAMENGO 1-0 GRÊMIO, YANG

Aí, meus camaradinhas! Acabou o caô! General Guerrero chegou e, sabe como é, missão dada é missão cumprida.

Mengão começou o jogo demarcando território, mijando no gramado, mostrando quem manda. Foi pra cima, o goleiro deles pegou uma duas bolas difíceis. Os caras tavam desorientados, só paravam nosso ataque na porrada. Juizinho poderia ter posto um pra fora, mas faz parte.

Depois da pressão inicial, o Mengão deu uma arrefecida, ninguém fica em cima o tempo todo. O Grêmio, que tem um coletivo forte e alguns bons jogadores, aproveitou e tentou forçar o jogo. Numa falha da nossa marcação, mandaram uma bola na trave, mas fora isso a defesa se portou bem, manteve os caras longe da nossa área. O primeiro tempo equilibrado, o Flamengo dando o campo pra eles, mas eles não vinham, estavam com medo do nosso ataque mortífero, um ataque que chega no gol em três toques. No fim, o Grêmio bateu tanto que teve o castigo justo, numa cobrança de falta o Guerrero, o General Guerrero, o matador, o depredador, o nosso craque, foi lá e executou. Acabou o caô.

Segundo tempo o Cirino, que vinha correndo muito e se esforçando, saiu. O meio-campo se compactou mais e o Flamengo passou a controlar o meio. O premiado, elogiado, acariciado, celebrado treinador dos caras colocou meia arisco, abriu time pros lados, tirou volante, fez o diabo. Mas quem quase meteu um balaio foi o Flamengo, que mandou bola na trave, perdeu gol sem goleiro, criou chances, enfim. 1-0 foi injusto, foi pouco, muito pouco, não diz o que foi a partida.

César, defesaça num momento importante, Ayrton foi muito aplicado e criou o lance do gol, Wallace e Marcelo enxotaram os atacantes da nossa área, Jorge mais discreto, fechando o setor. Márcio Araújo foi fundamental. Se joga o pesado Caceres, seria envolvido pelo meio de campo mais leve dos caras. O Marujo, como corre mais, conseguiu fechar a porta. Canteros deu até mergulho pra salvar gol, o Everton muito perigoso na frente, e o ataque, bem, o ataque se completa. O Sheik é aquele cara manhoso. Perde algumas bolas e gols bobos, mas dá caráter a esse time. Mete dedo na cara, chia com juiz, encara os zagueiros. E o Guerrero. O Guerrero aponta pro estádio em chamas e fala pro colega do lado, “tá vendo a festa? Eu que fiz”. O cara não sente pressão. Vai lá e resolve. Isso que é jogador pro Flamengo. É disso que a gente precisa.

Ganhamos de um dos melhores times do campeonato. E ganhamos com folga, vitória justa. Como já havíamos ganhado bem do Inter. Agora é subir na tabela e fechar o returno perto do G-4. Depois, o céu é o limite. Estão deixando a gente sonhar. Talvez o hepta esteja meio inviável, mas vamos buscar essa vaga na Libertadores. E a Copa do Brasil também. Vão deixar chegar. Aí, já sabe. Acabou o caô.
 
Ah, faltou só uma coisa: esse Arthur Maia não joga nada.