quinta-feira, 18 de junho de 2015

#CTNinhoDoUrubuFinalizadoJá

Fomos agraciados esta semana por uma notícia peculiar, que a imprensa reverberou como algo vexatório. Um jogador machucado em campo, com muitas dores oriundas de uma fratura do tornozelo em um lance infeliz, foi carregado às pressas para fora dele. Sua saída foi orientada pelo médico local, utilizando-se um carro de mão de carregamento de materiais de treino, ao invés de um carrinho elétrico "gourmetizado", que não poderia chegar ao local, de difícil acesso pois com as chuvas, o terreno fica alagado.

Carro de mão teve mais destaque que a fratura no tornozelo
 O médico atendeu de forma eficiente e rápida. Na falta de um carro elétrico usou o dispositivo que tinha em mãos para pronto atendimento em local mais adequado. Qualquer um que se envolva em acidente espera ações mais rápidas e eficientes, mesmo que "criativas" em determinados momentos na impossibilidade de utilização dos meios já programados.

Melhor ser carregado assim para fora de campo?

Pois bem, em que pese a psicose da imprensa brasileira, sempre pronta a fuçar toda e qualquer notícia, mesmo que aparente, negativa do Flamengo e reverberar ao máximo como se fosse a coisa mais infeliz do mundo, o Flamengo PRECISA finalizar seu CT. O carro elétrico não entra no campo principal de treinamento em dia de chuva, porque o acesso fica inviável com tanta lama. Não dá. O CT sequer possui piscina de recuperação, hospedagem para repouso, condições mínimas para trabalho em dois turnos.

Está na hora do Flamengo crescer em sua estrutura. O projeto do CT deve ser PRIORITÁRIO para o próximo triênio. Constar obrigatoriamente no orçamento de 2016/17/18. O Conselho de Administração deve, através de seus conselheiros, exigir a inclusão destas linhas no orçamento a ser aprovado. Assim como toda chapa que se lançar nesta eleição deve constar esta exigência em sua campanha. Terminar o CT para uso da base e profissional em 3 anos.

"Ah! mas os reforços!..." 
Ora, o Flamengo tem que aprender a contratar direito. É difícil, eu sei. Mas não dá mais para termos um elenco tão desequilibrado quanto o atual, tendo que contratar mais 2 atacantes caros na 8ª rodada do Brasileiro porque a meia-dúzia que está lá não conta. Enquanto falta um armador, zagueiro, volante e agora até goleiro, com o Paulo Vitor machucado. Não que eu seja contra a contratação de Guerrero e Sheik. Acho que acrescentam. Mas, sinceramente, provou que se armou um elenco desnecessariamente aquém para disputa do campeonato brasileiro em 2015. Contrataram supérfluos como Almir, Bressan, Arthur Maia, Pico, Thalysson, que não agregam. Não são bons jogadores, sequer regulares. Flamengo não pode ter mais este tipo de jogador no elenco. Deve-se usar mais o setor de Análise & Desempenho ou montar uma equipe de bons olheiros, na expertise que o Porto ou Benfica, por exemplo, utilizam no mercado. Com o dinheiro em conta deve-se procurar errar pouco e para isto precisa trazer para o clube os melhores especialistas em contratações de jogadores. Quem são eles? Como trabalham? Deve-se mapear isto logo.

"Ah! Mas no final de 2015 os patrocínios irão acabar o contrato e com a crise não sabemos quem irá renovar!" 
Bem, lamento, o dinheiro orçado para o CT vai pro CT. É questão de sobrevivência perene do clube. Sem CT os reforços demoram a se recuperar e as condições de treinamento são aquéns a de outros times, diminuindo nossa competitividade. O CT é vital para nossa sobrevivência a longo prazo. Ele pode atrair jogadores para cá, pode causar nos recém-chegados uma impressão mais profissional do clube. Um atleta que chega para treinar hoje no Flamengo, oriundo de CT´s como Atletico PR, Cruzeiro, São Paulo tem um choque. A diferença é abissal. Passa até a nem respeitar o clube, achar menor que ele é.

O Flamengo tem que ter o melhor CT do Brasil. Como? Fazendo acontecer. Um bom projeto, permanentemente atualizado, orçamento para executar o projeto, e construtura de qualidade para executar a obra. Dispondo isto de forma transparente para os associados e torcida, não tem como não ter apoio. Acho até que a torcida compraria mais 3 anos disputando o meio da página do Brasileiro para pagar o preço de ver seu CT pronto em 3 anos. Mas creio que com o aumento da verba de TV e o possível aumento do número de ST´s dá até para montar um time realmente competitivo. Basta contratar elenco profissional, dedicado e quem sabe, uma excelente comissão técnica estrangeira. 

Por Flavio H Souza
twitter: @PedradaRN