terça-feira, 2 de junho de 2015

Construindo o Caminho

Hoje a coluna não é minha, é do Matt Fermo, mais conhecido no Buteco como Teu, ou no Twitter, como Zico do Buteco. Um rubronegro de boa cepa, esperançoso com os rumos do clube, do time. Um Rubro-Negro fanático, nascido e criado nos EUA, herdeiro do Buteco, filho do Boss, Rocco Fermo. Abri espaço para o Matt, porque é um cara que tem a visão de fora. De fora, mesmo! Ele tem pelo Flamengo aquela paixão adolescente, um adolescente de 16 anos, do cara que tem a primeira e única namorada da vida, pois ninguém troca de clube, ainda mais um fanático apaixonado. Quem troca de clube é no mínimo canalha!
Boa sorte, Matt! Seja bem-Vindo! Sucesso!

*******
Tínhamos grandes esperanças para a nossa temporada de 2015 com a assinatura de Marcelo Cirino e o treinador de Vanderlei Luxemburgo depois do fim da luta contra o rebaixamento ano passado, mas 2015 tem sido catastrófico, começando com o perturbador Campeonato Carioca, perdendo para Vasco nas semifinais.

Em seguida, o início do Campeonato Brasileiro Serie A: começou por perder para São Paulo 2x1, todos tinham esquecido, e focado na próxima semana, jogar contra o Sport Recife. Nos amarramos num 2x2 em casa. Neste ponto, estávamos a perder a paciência com o Luxemburgo, sempre com uma desculpa para cada desilusão enfrentada pelo time. O próximo desafiante foi o grande Avai, que viera da Serie B, e com o mesmo início do Flamengo. Uma derrota e um empate. Avaí 2 x 1 Flamengo, fora de casa.

Estes últimos jogos resultaram no destino de Luxemburgo, na segunda-feira da semana passada, amplamente discutida durante a mesma. Luxa foi demitido e qual foi a solução pra situação? O que se pensa para o futebol em campo?

26 de maio de 2015 .... um novo começo com Cristóvão Borges nomeado como treinador para Clube de Regatas do Flamengo. Muitos eram contrários a essa escolha, alguns, como eu, gostam da ideia de um treinador sem grandes troféus, porém com muita vontade de vencer, fazendo de tudo para se esforçar, tirar o máximo proveito deste 11 inicial, com um grande potencial!

29 de maio de 2015 ... a assinatura de Paolo Guerrero do Corinthians por 3 anos! A torcida se animou para esta nova etapa, um recomeço no Brasileirão! O atacante peruano só começará após a Copa América realizada no Chile. Sua estreia é projetada para meados de Julho. Como se isso não bastasse, a diretoria anuncia tentar mais 2 ou 3 jogadores (Elias, Diego, Paulinho, Juan Quintero ou Renato Augusto) para ter uma equipe competitiva, brigando por G4!

31 de maio de 2015 .... primeira partida Cristóvão Borges como treinador do Flamengo. Não, não saiu como planejado. Um sem número de problemas enfrenta o Flamengo, tanto no meio-campo, quanto na defesa. Wallace e Bressan não estão nos ajudando no momento, por exemplo. Após a partida, Cristóvão admitiu que há muito trabalho a se fazer com o plantel. Minha idéia para ajudar a nossa equipe, a jogar de forma ofensiva, para cima como nossas tradições seria:
Acredito que com este 11 inicial, tenhamos versatilidade, maior movimentação, além de certa segurança ofensiva. Defensiva também. Os jogadores de frente podem jogar sem posição fixa, exercer pressão.
Além disso, Flamengo está negociando Samir com a Udinese, da Itália, que se interessou pelo zagueiro de 20 anos e, aparentemente, ofereceu R$ 14MM, dos quais apenas R$ 7MM iriam para os cofres Rubro Negros. Temos que usar o dinheiro que recebemos de a transferência e comprar outro defensor de confiança, porque Wallace e Bressan não estão nos ajudando a alcançar o “objetivo” Libertadores 2016. Após a derrota contra o Fluminense, Rodrigo Caetano informou a todos numa coletiva de imprensa: “Nós ainda temos dinheiro para buscar jogadores e vamos buscá-los”! Estamos no aguardo.

Amanhã vamos enfrentar os campeões de 2013 e 2014, o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e mais uma vez nos deparamos com um adversário com resultados parecidos com os nossos. Eles estão à procura de uma vitória tão desesperadamente como nós, não venceram ainda no Brasileirão e ainda foram eliminados da Copa Libertadores perdendo por 3-0 em casa para o River Plate.

Se Deus quiser, vamos sair desse jogo vitorioso e espero venha a ser o início de uma temporada tremenda para nós. O início de 2015 para o Flamengo foi nebuloso, mas acredito que com Cristóvão Borges, como técnico, nós estamos mais propensos a olhar para um futuro brilhante e certo para o Rubro Negros! Mantenham suas cabeças de pé, seus Fanáticos!


P.S.: Esta coluna foi escrita originalmente em inglês e teve um esforço na tradução, minha e do Rocco. Tradução = Traição, assim diz o ditado.