domingo, 7 de junho de 2015

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos. O texto que seguirá abaixo não é meu. É um compilado de notícias, colunas e opiniões de portais, jornais e blogs diversos. Preparei essa coluna antes da partida contra a Chapecoense, então no momento em que esse texto vai ao ar, podemos estar afundados na mais profunda crise ou começando a vislumbrar alguma perspectiva.

De qualquer forma, o que segue é ilustrativo. Sugiro lerem com atenção.

* * *

“E a culpa era do treinador anterior... O Flamengo foi derrotado quarta à noite, resultado que afundou o time carioca ainda mais na crise que parece não ter fim nesse Brasileiro. O time carioca, na 19ª colocação, aparentemente não deve conseguir tão cedo sair da zona de rebaixamento.”

“E o Flamengo, hein? Mal vi o novo vexame, desisti quando me deparei com uma equipe que mantém, mesmo com seu novo treinador, uma cara dispersiva, inútil.
O que está acontecendo na Gávea? Nem quem sabe jogar bola consegue. Há jogadores que parecem ter esquecido o futebol há meses. Há desmotivação, inércia.”

“Como é ruim esse time! Seja lá qual for o treinador, esse time é medonho. A maior responsabilidade é dos dirigentes, que fizeram tantas, tantas contratações, e tão ruins. Dirigentes de futebol, se entendem mesmo de futebol, têm que saber discutir a capacidade dos jogadores a serem contratados, e não aceitar passivamente toda e qualquer indicação feita por técnicos, como se estes fossem os principais mandantes ou as principais cabeças do clube. Não podem ser.
O resultado é que o elenco do Flamengo, hoje, é de uma pobreza franciscana. O time apresenta nomes que não podem constar de um time titular do Flamengo. Alinhados em campo, fazem lembrar qualquer equipe média ou pequena. Não o Flamengo.”

“Chega! A situação está insustentável! Não dá mais para entrar no Campeonato Brasileiro lutando para não cair. Chegamos ao fundo do poço!
O que times como Goiás, Figueirense, Atlético-PR etc têm de melhor em relação ao Flamengo? Nada. São tão ruins quanto.”

“Por que todos os times brasileiros correm mais que o Flamengo? Por que ninguém sabe cruzar, chutar ou passar? Por que os juniores não são usados no elenco? Se é para contratar tanto jogador ruim, por que não utilizar a prata da casa?”

“É proibido marcar pênalti a favor do Flamengo?”

“A gente pode reclamar de um ou outro jogador. Podemos colocar a culpa no treinador novo ou no antigo, talvez até no preparador físico. Podemos também estranhar a má fase prolongada de alguns jogadores.

Podemos ainda falar mal da diretoria, que contrata mal, planeja mal, dá declarações desastradas e tudo o mais. Falar sobre os reforços que deveriam ter vindo ou ainda podem vir.

Esses e outros comentários serão feitos até sábado, quando o time entrará novamente em campo, provavelmente para jogar mal como sempre. E assim continuaremos andando em círculos, sem saber como sair do lugar. Espero que alguém lá dentro tenha uma visão mais clara do que diabos está acontecendo. E se puder dar uma luz, agradecemos.

Porque não se consegue vislumbrar o que justifica essa ruindade agressiva que vemos a cada rodada. O que os jogadores estão fazendo vai muito além do simples “jogar mal”. O fato é, que desses times do Flamengo que andaram brigando para não cair nos últimos anos, esse é para mim o pior. É óbvio que não estou falando dos nomes dos jogadores, ou do que eles já produziram em outras épocas e outros times. Falo do que assisto a cada rodada.

Sei não. Estamos cada vez mais pra trás e eu estou ficando realmente preocupado.”

Todas essas passagens, de diversos autores diferentes, são de agosto de 2007, escrita logo após a segunda derrota na segunda partida do recém-empossado treinador Joel Santana. Todos os reforços já haviam estreado, exceto Fábio Luciano.

O Flamengo, como se sabe, terminou aquele Campeonato Brasileiro na terceira colocação.

Boa semana a todos.