sexta-feira, 8 de maio de 2015

Vai Começar o Campeonato!





Irmãos rubro-negros,



domingo o Flamengo estreará no Campeonato Brasileiro de 2015.

Me parece que o campeonato deste ano será bastante disputado, embora, na minha opinião, Internacional, São Paulo e Cruzeiro largam à frente dos demais.

A despeito da paciência que a torcida tem demonstrado ante os recentes fracassos, o momento do clube é conturbado.

Passados quase cinco meses do ano, o Flamengo ainda não apresentou um padrão de jogo eficiente e, a bem dizer, não fez uma partida de qualidade sequer. E isso disputando o Campeonato Carioca!

Evidente que o elenco carece de reforços, ao menos dois ou três, se pretende brigar na parte de cima da tabela. Infelizmente, porém, nada indica que o clube contratará algum jogador de qualidade antes da estréia, sinalizando que a possível chegada de bons jogadores apenas ocorrerá na janela européia, ou seja, quando já transcorrida boa parte do certame.

Mesmo reconhecendo a necessidade de reforços, está claro, todavia, que ao menos taticamente o Flamengo tem atuado muito aquém de sua capacidade. Time espaçado, parecendo um bando, jogando na base do chutão, sem movimentação ou jogadas ensaiadas e sem brio e vontade: esse é o retrato do time em 2015.

Para piorar, o elenco tem convivido com uma quantidade indesculpável de jogadores lesionados.

Nesse contexto, não há como negar que o trabalho desenvolvido pelo Vanderlei Luxemburgo, pela comissão técnica, pelo departamento e pela diretoria de futebol é pífio, horroroso, medíocre.

O Vanderlei Luxemburgo, aliás, como lhe é peculiar, já começou a preparar a cama em caso de mais um revés: passou a semana reclamando da ausência de reforços e da falta de estrutura do Centro de Treinamento.

O treinador até possui parcela de razão em suas considerações. O problema é que ele não conseguiu explorar o potencial do time, que pode jogar um futebol melhor do que tem apresentando, ainda que seja exclusivamente do ponto de vista da organização tática e da postura dentro de campo.

...


Acresça-se a isso o fato do Bap ter resolvido descer a lenha semanalmente na diretoria e no departamento de futebol e temos um quadro emoldurado, pronto para explodir caso o rendimento do time não melhore.

Explodir, sim, porque mesmo com tudo de bom que tem sido feito pelo Flamengo fora de campo, creio que a torcida rubro-negra, após dois anos e meio de gestão, não aceitará mais um ano de briga contra o rebaixamento.

Permanece a sensação de que o futebol do clube encontra-se à deriva, ao sabor do técnico e do diretor de ocasião, sem que haja a cobrança que sempre caracterizou o Flamengo.

E quando o povo rubro-negro constata que o dever de casa não tem sido feito por aqueles que respondem pelo futebol do clube, ele mesmo assume a função de cobrar e exigir a postura adequada de quem veste o Manto Sagrado.

Pessoalmente, acho que o Flamengo surpreenderá positivamente a todos nós. O time é melhor que o do ano passado e a comissão técnica é mais experiente e qualificada.

Mas paciência tem limite. E se a paciência da torcida do Flamengo ainda não se esgotou é graças ao justíssimo reconhecimento a todo o trabalho fantástico feito pela diretoria fora das quatro linhas.

...


Eu vou continuar confiando sempre no Flamengo e na mística da camisa vermelha e preta.

Creio mesmo que no domingo já estrearemos com uma grande vitória.

Cedo ou tarde, um trabalho tão excepcional fora de campo tem de se refletir dentro dele.

Já passou da hora do Flamengo fazer um papel minimamente digno no Campeonato Brasileiro.

Tenho muita fé de que isso acontecerá. A torcida e a diretoria merecem.

De todo modo, só para garantir, vou acender domingo uma vela em honra a São Judas Tadeu.




...

Abraços e Saudações Rubro-Negras a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.