sábado, 2 de maio de 2015

Procura-se um protagonista


Estamos num período de três semanas sem partidas oficiais do Mais Querido mas nunca falta assunto. Hoje tem jogo, um amistoso em Juazeiro com uma possível e muito merecida homenagem ao Magro de Aço, Ronaldo Angelim, autor do gol do hexa. Sem Alecsandro, Canteros, Samir, Paulinho e ainda sem a estreia do Armero, não devemos ter muita novidade e a partida servirá apenas para manter o time em ritmo. Falo um pouco hoje, então, sobre uma percepção que eu tenho sobre o elenco do Flamengo desse ano.



...


Uma das teorias para explicar o fracasso da seleção brasileira na Copa de 2014 passou pela falta de jogadores que tivessem o papel de protagonistas nos grandes times das maiores ligas de futebol do mundo. Nossa maior estrela, Neymar, teve uma primeira temporada bastante discreta no Barcelona, ainda muito na sombra do grande Messi. Thiago Silva e David Luiz até eram visto como dois dos melhores zagueiros do mundo, mas não se sobressaem numa equipe que tem Ibrahimovic. Fred, o responsável primeiro pelos gols, nunca foi estrela na Europa e só se destacou mesmo em terras brasilis. Alguns, então, chegavam a ser reservas em suas equipes. Falar o que do nosso goleiro que precisou ir jogar no Canadá para chegar no Mundial com ritmo?

Guardadas as devidas prooporções, olho para nosso grupo de jogadores e também não vejo um protagonista. Não tem um ali que chame para si a responsabilidade em uma partida decisiva. Um exemplo claro disso foi a semifinal da Copa do Brasil do ano passado. Quando o Dátolo fez o terceiro gol, faltavam pouco mais de dez minutos e ninguém foi forte o suficiente para parar o jogo, chamar a bola, segurar o ímpeto dos mineiros. Canteros, referência técnica, sumiu e Wallace, nosso capitão, era coadjuvante no Corinthians campeão mundial. Cirino, maior contratação da temporada, é muito jovem ainda e não apareceu nos clássicos do Carioqueta e Armero, por mais que seja jogador de seleção, está longe de ser esse protagonista.

De acordo com a direção do futebol, estão sendo buscados dois reforços, dois "tiros certos". Assim como foi no início do ano, nós já ouvimos dezenas de nomes especulados para chegar ao clube. Muitos requentados, algumas novidades, mas, basicamente, apenas especulações. Tendo total consciência da dificuldade do mercado, de encontrar jogadores dentro das amarras financeiras a que estamos presos, o principal atributo que eu buscaria seria o protagonismo. Não é um atributo facilmente mensurável, mas dentre os vários nomes que estão na pauta recente, um exemplo forte seria o Robinho. Viria provavelmente só por salários, altos, claro, mas é o tipo de jogador que chama a responsabilidade. Não é o cracaço que pintou quando surgiu, já está na última fase da sua carreira, mas ainda decide. Além de chamar a torcida, o que também é muito importante. Precisamos também de outros tiros, que não precisam ser de canhão, para compor elenco. Num campeonato tão longo e desgastante como é o Brasileiro, quantidade também é necessária. Mas um time campeão não se faz apenas de apostas, precisamos de protagonistas, como foram Zico e Renato Gaúcho em 1987, Júnior em 1992 e Adriano e Pet em 2009.