sexta-feira, 1 de maio de 2015

Erros e Acertos; Muito Mais Acertos do que Erros




Irmãos flamengos,



curiosa a fase vivida pelo Flamengo e pela torcida do Flamengo.

Após anos e anos convivendo com péssimas administrações, que acarretaram um gigantesco caos financeiro, administrativo, estrutural, esportivo e moral, o Flamengo finalmente decidiu tomar as rédeas do seu destino e, graças ao grupo eleito em dezembro de 2012, voltou a agir, ao menos fora de campo, de acordo com o que rezam os valores e princípios flamengos: honestidade, honra à palavra dada, caráter, valentia na luta pelo que é certo, trabalho duro no dia à dia.

Alguém consegue imaginar num país como o Brasil uma diretoria se esforçar pela aprovação de emenda estatutária que responsabiliza pessoalmente os próprios dirigentes pelo mau uso dos recursos do clube?

Pois é, a atual diretoria teve a audácia de defender uma proposta que, ao fim e ao cabo, coloca seus bens pessoais como garantia de toda e qualquer irresponsabilidade para com o patrimônio do Clube de Regatas do Flamengo.

É um inegável ato de coragem e uma enorme demonstração de desprendimento e desinteresse no manuseio do milionário, em breve bilionário, orçamento do Flamengo.

Eu diria mais: isso é uma linda, até poética, manifestação de amor ao Mengo.

...

Naturalmente, assumir esse tipo de compromisso acarreta alguns ônus.

Enquanto o Flamengo sangra a própria carne para cumprir suas obrigações, limitando religiosamente seus gastos com o futebol, o que inevitavelmente se reflete na formação do elenco e no desenvolvimento estrutural, outros clubes investem um dinheiro que não possuem, contratando jogadores de renome sem ter como pagá-los, acumulando dívidas e balanços negativos.

Então a torcida do Flamengo, a Nação Rubro-Negra, depara com um contexto no mínimo inusitado: após anos de desmandos, ante o imensurável orgulho que sentimos pelo Flamengo ter uma gestão que planeja e age pensando primeiro no clube, nós passamos a comemorar como uma vitória ou um título os balanços (o maior lucro da história do futebol brasileiro foi obtido pelo Flamengo em 2014), patrocínios (a camisa mais valiosa do Brasil desde 2013 é a camisa do Flamengo) e tudo que se refere à boa e saudável administração do clube que tanto amamos.

E estamos certíssimos em fazê-lo.

...

Mas e o futebol?

O futebol, meus amigos, infelizmente, talvez pela própria complexidade que envolve o esporte, ainda não conseguiu traduzir em campo a excelência que temos visto fora dele.

São mais de dois anos de gestão e o time continua se portando aquém da grandeza do Flamengo.

E o melancólico Campeonato Carioca de 2015 aumentou a sensação de que o Flamengo, mesmo com o cinto apertado, poderia mais.

Mas eu acredito sinceramente que o rendimento do Flamengo no Campeonato Brasileiro deste ano surpreenderá positivamente.

Até porque ninguém aguenta mais, inclusive, tenho certeza, a própria diretoria, ver o Flamengo brigando contra o rebaixamento.

Ao Flamengo, portanto, resta entrar e disputar dignamente o Campeonato Brasileiro, superando as adversidades e mostrando dentro de campo tudo de bom que tem sido realizado fora dele.

...

Preocupação que deve figurar dentre as prioridades mais importantes do clube é a questão envolvendo o fechamento do Maracanã ano que vem.

Trata-se do pretexto ideal para o clube concretizar o sonho de um estádio próprio, ainda que provisório.

O momento não permite hesitação; o momento pede coragem, brio e peito.

Se existe uma diretoria capaz de realizar este sonho, que é premente, é a diretoria atual.

Que eles saibam que a torcida do Flamengo está disposta a lutar com o clube pelo direito legítimo e moral de termos nossa casa.

E que tenhamos todos no coração a legendária raça rubro-negra, porque a briga vai ser boa. 



                                   ...

Abraços e Saudações Rubro-Negras a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.