sábado, 11 de abril de 2015

Páscoa rubro-negra




Salve amigos do Buteco,

Como alguns sabem, moro em Barueri-SP, mas pelo menos uma vez ao ano aproveito as minhas férias para passar alguns dias na Cidade Maravilhosa e curtir, além da família, o nosso Mengão!

No início do dia resolvi visitar a Gávea para conhecer o piloto do museu do Flamengo, conhecido como “Fla Experience”. É evidente de que a exposição possui muitas oportunidades de melhorias, mas fico feliz do projeto ter saído do papel.

A exposição possui um painel interativo com um resumo da história do clube dividido por décadas e diversos ambientes que apresentam uma seleta exposição das taças, uniformes e fotos históricas. Bem legal!



Senti falta de vídeos extraídos do canal 100 que possui uma dinâmica e fotografia muito mais interessante e nostálgica do que as transmissões da Globo e Sportv. Gostaria de ter visto mais itens históricos com perfil de colecionador, como alguma camisa ou bola autografada, ou algum item marcante relacionado há alguma conquista.

Faltou também uma sala com vídeos ou áudios dos gritos tradicionais da torcida. Seria bacana uma sala escura com um áudio bem alto, que nos transportasse para o Maraca no meio da galera.



Ao sair da exposição passei na gigante loja da Adidas que tem na Gávea e fui surpreendido pelo fato do sócio torcedor não ganhar desconto na loja. O mínimo que eu espero é que a loja localizada na sede do clube consiga de alguma forma prestigiar o programa de ST, bola fora do marketing!

Comprei o meu ingresso para o FlaxFlu ainda em São Paulo pela internet e não peguei nenhuma fila para entrar na catraca destinada ao sócio torcedor. Sei que ainda estamos engatinhando neste processo, mas fico feliz em saber que já consigo ter em um jogo de futebol as mesmas facilidades que já possuo quando vou em uma sala de cinema ou peça de teatro.



Aproveitei o tempo livre e cheguei cedo ao Maraca para poder assistir a pelada da preliminar. Do jogo principal, nem há o que falar. É sempre bom ganhar bem dos flores!

Não vi nenhuma ação de destaque do Marketing do clube para conquistar sócio torcedores no jogo do Maraca. Uma pena, pois é possível realizar uma série de ações que tragam um bom resultado e com um custo bem inferior a uma propaganda na televisão.

O saldo do domingo foi mais do que positivo e em um único dia ganhei descontos que superaram o valor pago no mês do ST.

Integração rubro-negra

Hoje muitas empresas já trabalham com o modelo de “integração” para que os novos funcionários conheçam um pouco mais da história da empresa e quais são a filosofia, missão e visão do local.

Sinto falta de algo parecido no mundo do futebol. Como o Flamengo procura adotar esta filosofia de “clube empresa”, bem que poderia se espelhar nas principais multinacionais e trazer esse “programa de integração” para dentro do clube.

Hoje o garoto passa a infância inteira em escolinhas da Gávea e não sabe cantar o hino do clube, é uma vergonha! Em um mundo onde o Cristiano Ronaldo e o Messi são os principais ídolos da garotada, seria interessante apresentar ídolos recentes como Petkovic, Sávio, Adriano ou até mesmo figuras históricas como o Zico e o Júnior para a garotada entender um pouco mais da história do clube.

Não precisa criar uma escola e fazer os garotos “estudarem” o clube, mas se pegar um dia do ano para fazer um trabalho diferente com a garotada, você consegue unir o grupo e mostrar a força do Flamengo a todos!

Aproveita que temos jogadores como o Wallace, que fala muito bem e o coloca para palestrar por 10 minutos sobre o peso e a responsabilidade que é ser titular do profissional do Flamengo.

O mais importante é o “evento” não ser maçante para a garotada e realmente despertar o interesse no que está sendo apresentado.

FlaxVas

Amanhã teremos um jogo importante contra o Vasco e o Luxemburgo dificilmente irá se expor, até por que trata-se de uma partida de 180 minutos. Arrisco um empate de 1x1 ou uma vitória magra para um dos times.

Acredito que o Luxa não inventará e deve retornar com Canteros, Marcio Araujo e Bressan. O provável time titular deve ser: PV, Pará, Wallace, Bressan e Pico; Jonas, Marcio Araujo e Canteros; Gabriel, Alecgol e Cirino.

Um banco com Everton, Paulinho, Eduardo e Arthur Maia pelo menos oferece boas opções ao treinador.

O mínimo que espero é uma mudança radical de postura e seriedade!

“Nós queremos respeito e comprometimento. Isso aqui não é Vasco, isso aqui é Flamengo!


SRN e bom jogo a todos!