sábado, 25 de abril de 2015

O Ano Começa Agora



Salve amigos do Buteco,

Depois de um melancólico Campeonato Carioca, o Flamengo terá duas semanas para se preparar para o Brasileiro e demais fases da Copa do Brasil. Tempo precioso para recuperar fisicamente jogadores como Paulinho, Samir e Canteros e reforçar a parte tática e técnica do time como um todo.

Independente de novas contratações, está nítido para todos que a formação que obteve maior sucesso foi o esquema utilizando o Cirino como centroavante (ou “falso 9”) e o meio de campo formado por um meia e dois volantes.

Não acho que o Luxemburgo tenha utilizado o Alecsandro por tanto tempo por teimosia. Verdade seja dita, em raros momentos contamos com a opção de três “velocistas” durante uma partida. O Nixon se contundiu logo no início do campeonato e o Everton e o Paulinho passaram a maior parte do tempo no DM.

Se não bastassem essas ausências, o Alecsandro estava marcando gols! Não é a toa que junto ao Cirino, é o artilheiro do time na temporada e terminou o Carioca como vice com 9 gols.

Acredito que na cabeça do Luxemburgo, o time ideal esteja bem próximo da escalação do último jogo contra o Salgueiro. A tendência é que, após retornarem de lesão, o Paulinho ganhe a posição do Gabriel e o Canteros entre no lugar do Marcio Araujo ou Jonas.

O Samir continua sendo o titular da posição e tudo indica que o Armero, estando em forma, ganhe a posição do Anderson Pico.

Em tese, o time base será: PV, Pará, Wallace, Samir e Armero; Jonas, Canteros e Arthur Maia, Paulinho, Cirino e Everton.

O primeiro grande feito deste time será fazer com que os 11 estejam a disposição do treinador em uma sequência de jogos. É muito chinelinho para pouca Havaiana! Jogadores como Canteros , Samir, Arthur Maia e Paulinho precisam acordar para a vida. Acho ótimo o clube ser mais criterioso nas contratações e estar fugindo de jogadores problemáticos, mas não aceito jogador sem sangue no Flamengo!

Durante a semana assisti ao jogo do Barcelona e mesmo com os espanhóis estando com uma vantagem de 3x1 devido ao jogo de ida, você via os jogadores com um tesão em jogar futebol, com uma gana de vencer. E aqui um Flamengo preguiçoso, sentado em uma vantagem contra o catadão do Vasco!

 Mesmo com um início de temporada repleto de falhas, acho louvável o trabalho que o Luxemburgo faz de tentar melhorar o jogador, buscando um melhor posicionamento dentro de campo. As experiências com o Cirino de centroavante e o Mugni de volante são válidas e poucos técnicos arriscariam.

Gostei bastante da movimentação e troca de posição entre os atacantes no jogo contra o Salgueiro. Quando o entrosamento estiver melhor e todos recuperados fisicamente, essa será uma das principais armas do time.

Além da velocidade e contra ataque, o time precisa voltar a marcar sob pressão. É fundamental a compactação e colaboração de todos os jogadores na marcação, este fundamento não deve ser mais obrigação somente do sistema defensivo.



Estou curioso para ver o Armero em campo. Sei que não é muito bom defensivamente e que funciona melhor nas jogadas de ataque, pode funcionar muito bem com o Everton e o Cirino no lado esquerdo do campo. Espero que duas semanas sejam suficientes para ele já estar fisicamente a disposição.

Para quem está sonhando com nomes de impacto e um pacote de reforços, acredito que teremos de 2 a 3 contratações pontuais no máximo.

O sistema defensivo não deverá ser reforçado e chegará somente um zagueiro no caso do Samir ser negociado. Para o meio de campo permanece a esperança pelo sonhado meia e pode ser que chegue também algum volante, caso seja acima da média, como Felipe Melo e Paulinho. O ataque precisa de pelo menos um jogador para ser reserva do Cirino, sem que o esquema tático tenha que ser alterado ou trazer um nome de peso como Robinho ou Pato.

Com o nosso elenco atual acredito que o time novamente termine o ano no meio da tabela, mas sem passar os sustos da temporada passada. A zona da confusão deverá ficar distante este ano.

A temporada dependerá principalmente da ambição dos dirigentes e jogadores. Se chegarem mais dois para assumirem a posição de titular e o elenco voltar a jogar com a raça e disposição da fase do “saco de cimento”, podemos almejar algo maior como uma classificação para a Libertadores.

Sendo realistas, se vocês pudessem contratar somente mais dois jogadores para o restante da temporada. Quais as posições vocês escolheriam e quais os nomes viáveis?

Muito triste um final de semana sem o Flamengo em campo, mas que seja por um bom motivo! 

Quero o profexô fazendo esses mulambos suarem sangue em Atibaia na próxima semana.

Bom final de semana a todos e até a próxima!


SRN