terça-feira, 10 de março de 2015

Reunião com o Presidente

Hoje a coluna é do Vinícius Norske, que se reuniu com o Presidente Eduardo Bandeira de Melo e equipe, no dia 05/03, e trouxe impressões e relatos para nós do Buteco do Flamengo. Boa leitura.

O abominável texto do Norske
No dia 5 de março de 2015, às 18hs, foi marcava uma reunião para alguns sócios do Flamengo com o Presidente Eduardo Bandeira de Mello (a data inicialmente era dia 3/03, mas por causa da votação Lei de Responsabilidade Fiscal do Futebol, foi adida para o dia 5/03). Os sócios tinham que responder, através do e-mail, o anúncio da Fla-Presidência logo após a abertura do evento. Foram chamados 35 titulares de todas as categorias (Proprietário, Patrimonial, Contribuinte e Off-Rio).

Mas logo no dia do evento, a minha gripe piorou muito e eu quase desisti de ir. Tomei um remédio, entrei no carro as 16:20 hs e fui para a Gávea. Queria chegar bem antes para ver a minha condição antes de começar a reunião. Comprei uma garrafa de água mineral e fiquei com o casaco no ombro, com o corpo muito cansado e quase sem voz fiz o esforço. A febre parece ter dado um tempo e liberou ir pro jogo.

Chegando na sala Moreira Leite, sentei na última fileira e longe do ar condicionado, fui o primeiro a chegar mas em menos de 1 minuto, os lugares estavam todos tomados. Aos poucos, o assunto Flamengo foi entoado por todos os participantes quase que involuntariamente. Só parou às 18hs com a chegada do Presidente Eduardo Bandeira de Mello, um dirigente do Jurídico, o diretor da Gávea, a gerente da secretaria e um funcionário da Comunicação. Muito educado e solícito cumprimentou todos os sócios antes de se sentar. Antes de começar pediu que cada um se apresenta-se. Foi o que fizéssemos. E logo que acabou a apresentação pessoal, partiram as perguntas. Separei em tópicos para a melhor comunicação.

FUTEBOL PROFISSIONAL
- a primeira pergunta foi sobre o Brocador. Por que não contratar? Tanto o Presidente quanto o Jurídico foram categóricos: Podemos passar de credor a devedor. Aparentemente, o Al Nassr depositou 900mil dólares ao jogador logo quando ele chegou lá, isso corresponderia aos salários. E impossibilitaria qualquer clube contratá-lo agora, tanto que nenhum o fez.

- Elias: Ele não veio porque o clube não tinha dinheiro para trazer. O Flamengo fez a proposta que o Sporting tinha pedido em Setembro. O clube português não topou e pediu mais alto. O Flamengo não quis aumentar a proposta para não comprometer as finanças de 2014.

FUTEBOL DE BASE
- O clube está investindo forte nas categorias de base. O Flamengo vê como uma grande saída financeira a formação de jovens na categoria de base do clube. Infelizmente, as divisões de base foram abandonadas nas gestões anteriores e só em 2014, o Flamengo conseguiu todos os certificados para a formação de jovens e captação de verbas através da Lei Pelé. O Presidente se demonstrou um apaixonado pelo futebol de base e falou que ele está investindo mensalmente no CT para melhorar isso. Comentou que a sub14 e sub15 já são trabalhos da atual visão de formação de base do Flamengo. E pediu paciência em relação a formação. Ele acredita que o sub 17 é melhor que o sub 20 e comentou que vários jogadores demoraram a amadurecer (Vide Júnior que subiu em 1974 e só se destacou em 1979 e a partir daí, nunca mais deixou de figurar no time titular).

SÓCIO-TORCEDOR
- Ponto mais questionado da reunião, o presidente foi enfático que precisa melhorar e mudanças acontecerão em março ou abril. Ele pediu que os anotassem as sugestões para levar para o Marketing do clube. Ressaltou que o Flamengo está no caminho certo para ser uma potência em arrecadação e que mudanças acontecerão em breve.

- Vale ressaltar que em 2016 será a primeira vez na história do clube que a arrecadação será maior que a dívida.

GÁVEA
- Esse é um ponto delicado. Depois de tornar os esportes olímpicos como lucrativo ao clube (esse será o primeiro ano que superaremos os gastos e com a arrecadação do basquete, passaremos para a faixa lucrativa). Em 2014, conseguiram deixar de pegar dinheiro no futebol e manter as arrecadações das leis de incentivos e o anjo da guarda. Porém a sede continua deficitária, logo o gerente da Gávea citou números absurdos. São 21 mil sócios, 11 mil titulares, 6 mil pagantes (não beneméritos, laureados e remidos) e dos quais, somente 4,5 mil estão adimplentes.

- a taxa extra foi uma maneira de o clube arrecadar mais com os sócios não pagantes, mas infelizmente ela caiu na justiça comum e o clube (leia-se futebol) pagou essa conta.

- Outras maneiras estão sendo viabilizadas para diminuir a conta da sede. O Flamengo está implementando a redução dos custos em toda a Gávea. Em comum acordo com empresas do ramo, o clube não está pagando do bolso para instalação de equipamento. O trato foi feito da seguinte forma, a empresa faz a obra e com toda economia constatada, o clube pagará metade do que gastava anteriormente ao prestador de serviço. Por exemplo: a conta de água custava 400 mil e hoje em dia caiu para 200 mil, então o Flamengo paga 100mil a empresa que realizou a obra.

- O contrato de um restaurante no terraço da sede (ainda em processo de assinar com o clube) e a construção de uma Smart Fit na quadra de futebol de areia, são obras que estão sendo realizadas no clube. A nova e famosa piscina Myrtha já está em processo de compra e provavelmente em junho ou julho já estará funcionando.

- Fla-Experience é somente um protótipo do Museu do Flamengo, ele está sendo visto com carinho para uma expansão em breve, mas com o primeiro passo dado, fica muito mais fácil continuar.

ESTÁDIO E ARENA
- o Presidente foi preciso. Arena McFla está quase saindo mas o processo poderia ter sido muito mais rápido. O prefeito do RJ amou o projeto quando viu e disse que assinaria na segunda feira, logo depois da reunião. Só essa promessa durou quase 3 meses. E hoje em dia, Eduardo Paes reclama que a diretoria quer tudo para ontem. EBM nos disse que o Iphan está em via de liberar e que o próximo passo será a CET-Rio. Toda a associação de moradores do Leblon está favorável a construção da Arena, o único que está impedindo é o Prefeito...

- O Flamengo irá sim construir um estádio. A diretoria está estudando se fará um Estádio na Gávea para até 20 mil ou um estádio maior e mais distante. Fato que o contrato com o Maracanã SA não é bom para o clube e que não tem sido saudável para o Flamengo continuar com as altas taxas que a FERJ e Governo do Estado praticam.

A reunião teve outros pontos específicos dentro do clube como renovação do campo society e quadras de tênis. Depois de 2horas de conversa, sai bem satisfeito. Mas se alguém leu até o final, lanço um Desafio, quem colar o link do Estatuto da FERJ ganhará um lançamento de prima do Rocco (a premiação só será entregue no local em que o Rocco poderá realizar tal feito).


Acima de tudo Rubro Negro, VNorske.