sábado, 28 de março de 2015

Qual a nota esse time merece?

Salve amigos do Buteco,



Nestes últimos dias tenho observado algumas discussões mais calorosas sobre a qualidade e o potencial do grupo atual de jogadores. Há uma parcela da torcida que acredita que o grupo não passará vexame no Brasileiro, outra que sonha em uma vaga na Libertadores com 2 ou 3 reforços e há ainda um grupo mais pessimista que teme novos momentos flertando com a “zona da confusão”.

Este ano só o fato de o clube estar dando continuidade ao trabalho realizado pelo Luxemburgo no 2º semestre de 2014, já dá nítidas vantagens se compararmos com a preparação dos dois anos anteriores. Em 2014 tínhamos o Jayme em rota de colisão com o grupo, além da ressaca pós-eliminação da Libertadores e em 2013 o grupo estava nas mãos do despreparado Jorginho.

Apesar de ainda cometerem diversos deslizes, o trio Luxemburgo, Rodrigo Caetano e Wrobel me parece mais bem preparado do que nomes como Wallim, Pelaipe, Ximenes, Dorival Jr, Ney Franco, Jayme, entre outros.

Gostei bastante da decisão de termos um elenco mais enxuto no início de 2015, até para todas as peças do elenco rodarem e a comissão técnica ter uma noção melhor de quem realmente pode contar para o restante da temporada.

Se pararmos para analisar, dos seis reforços anunciados (Thalysson, Arthur Maia, Pará, Bressan, Jonas e Marcelo Cirino), quatro já são considerados titulares do clube, se contarmos com a lesão e possível saída do Samir. Sinal de que os reforços que chegaram vieram para suprir algumas das carências existentes no elenco.

Dois seis nomes, talvez o único que não vingue e não deva encerrar a temporada no clube seja o Thalysson. De ponto positivo, temos a contratação do Cirino, que é nitidamente um jogador acima da média e um dos melhores reforços do futebol brasileiro neste ano e as boas apresentações do Jonas e Pará. O Bressan está longe de me encher os olhos, mas a princípio não tem comprometido com falhas individuais e inclusive já meteu um golzinho.

Para saber até que ponto esse time pode render, é importante compararmos o seu aproveitamento e futebol apresentado com a preparação dos principais rivais. Fiz uma tabela com a quantidade de jogos oficiais dos considerados 12 grandes e veremos que o clube não está muito abaixo dos principais rivais como muitos apostam.



É evidente que os times que disputam a Libertadores já participaram de confrontos bem mais complicados do que as peladas dos estaduais e Copa do Brasil, mas já cansei de ver o Flamengo acumulando tropeços atrás de tropeços contra equipes menos expressivas ao longo dos últimos anos.

Concordo com muitos em que o ápice do time na temporada foi o 2º tempo do jogo contra o Vasco e que a disputa da fase decisiva do Carioca deve começar a nos dar uma ideia melhor do real potencial deste time.

Se forem confirmadas as chegadas do Armero e Montillo, devemos ter um salto de qualidade, apesar de continuarmos sem garantias se o clube realmente partirá para a briga da Libertadores.

O que mais me preocupa nesse início de temporada são as lesões! Assim como no ano passado, o elenco do Flamengo tem passado boa parte do campeonato no departamento médico e desfalques importantes como o Everton impactam diretamente no desempenho do time.

Não sei se temos algum problema nesta área do clube, se os jogadores foram muito exigidos nesse início de temporada ou se é o histórico dos jogadores que preocupa, mas algo não está legal e não é de hoje.

A minha nota para o time é 6,5 devido ao futebol sonolento apresentado na maioria dos jogos contra os pequenos, mas se ganharmos o clássico contra o Fluminense no domingo de Páscoa, posso aumentar a média para 7,0 tranquilamente.

E para vocês, qual a nota vocês dariam para o elenco atual do Flamengo e o que esperam para o restante da temporada?  

P.S: Renovei pelo terceiro ano consecutivo o meu plano de ST, apesar de não acumular muitos benefícios por morar em Barueri-SP. Continuo acreditando que esta será a melhor maneira do futebol evoluir e confio no trabalho executado pela diretoria. Seja sócio torcedor, você também!


SRN e bom final de semana a todos!