quinta-feira, 5 de março de 2015

Muito trabalho pela frente



Salve amigos do Buteco,

Bastou um empate com o esforçado Madureira e uma derrota para o fraquíssimo time do Botafogo para muitos rubro-negros voltarem a temer um restante de ano melancólico com flertes constantes a temida zona da confusão.

Promessa de reforços a parte, qual será a formação titular ideal para este Flamengo atual?

Neste momento, aparentemente o Luxemburgo possui 9 jogadores considerados titulares: PV, Pará, Wallace, Samir e Anderson Pico; Marcio Araujo, Canteros, Everton e Marcelo Cirino. As duas posições “em branco” são justamente os reforços prometidos pelo Wrobel e Rodrigo Caetano para o início do Brasileirão - um meia de ligação (o famoso camisa 10) e um centroavante.

Para o meio de campo, o Luxemburgo já testou uma formação mais ofensiva durante o início do Carioca com o Arthur Maia fazendo a função do 10, experimentou em alguns momentos o Eduardo da Silva improvisado e dependendo do adversário optou por um meio com três volantes onde o Caceres e recentemente o Jonas ocuparam a posição em aberto.

Para o ataque, o Marcelo Cirino e Everton são os titulares incontestáveis, sendo que a 3ª posição tem sido revezada pelo Gabriel e o Alecsandro. E nos momentos em que um dos dois estava lesionado o Nixon entrou como uma boa opção.

A principal característica do time é a velocidade e movimentação dos pontas, transformando os contra-ataque e as jogadas laterais como as principais armas. Como o Flamengo em muitos momentos não terá um centroavante fixo na área é fundamental que os volantes se aproximem da área e os jogadores de frente se movimentem para gerar espaços e confundir a defesa adversária.

Analisando os números da derrota para o Botafogo, é possível verificarmos a expressiva marca de 36 cruzamentos e 64 lançamentos e somente 3 finalizações corretas durante 90 minutos! Apesar do baixo número de finalizações corretas, os demais números indicam um volume de jogo que bem trabalhado pode render bons frutos durante o restante da temporada.

Particularmente gosto da escalação com o Arthur Maia e o Gabriel ocupando as posições restantes no time titular e acredito que o Flamengo deva explorar ao máximo as principais virtudes do grupo atual de jogadores.

Voltar a apostar em um centroavante fixo me parece um retrocesso, principalmente depois do Luxemburgo insistir no Cirino como o principal homem de frente do Fla. E jogar com três volantes em um campeonato onde boa parte dos adversários possui baixíssimo nível técnico é totalmente desnecessário.

Em um futuro próximo acredito que o Jonas deva ganhar a vaga do Marcio Araújo e o Paulinho, se demonstrar um pouco do futebol praticado em 2013, passa a brigar por uma posição no quarteto de ataque.

Não é um elenco dos sonhos, mas mesmo atualmente ocupando a 5ª posição no Carioca, me parece suficiente para brigarmos por mais um título estadual.

O que mais me irrita no Flamengo atualmente é a falta de comprometimento dos jogadores com o gol. É incrível como os jogadores perderam o prazer em finalizar e tentar fazer o gol. Parece que o jogador está sempre tentando procurar um companheiro mais bem posicionado e dificilmente vemos chutes de fora da área. Os jogadores no elenco que mais tem arriscado este fundamento são o Gabriel, Luis Antonio, Anderson Pico e recentemente o Jonas.

O Luxemburgo precisa fazer com que este time finalize mais e passe a transformar essa posse de bola e volume de jogo em oportunidades reais de gol. Não adianta nos aproximarmos da área e não levarmos perigo ao goleiro adversário.

No sistema defensivo é preciso uma maior compactação e que os zagueiros passem a marcar mais adiantados, já é o segundo gol de fora da área que tomamos nos últimos 3 jogos justamente pelo jogador adversário possuir espaço. Por mais irônico que seja a nossa principal fraqueza ofensiva tem sido a principal arma do adversário para furar o nosso sistema defensivo.

Não acho que está tão ruim como muito se foi falado durante o início desta semana, mas depois de um pouco mais de dois meses de trabalho já temos oportunidades para melhorar e ligar o sinal de alerta.

Com o grupo atual de jogadores que possuímos, qual seria o time titular ideal para vocês?

Uma boa semana a todos e que tenhamos um sábado de alegria para a nação rubro-negra!


Grande abraço!