segunda-feira, 23 de março de 2015

A Ordem Natural das Coisas

Salve, Buteco! Eu me programei para escrever um texto comparando taticamente a partida de Manaus com a de ontem, qualquer que fosse o resultado. Pensei em celebrar um pouco o clássico, respeitar a liderança do adversário e sua boa campanha na Taça Guanabara, mas a verdade é que quando se tem pela frente um adversário como o Vasco, é impossível o jogo não ter como destaque o componente emocional. E isso é espetacularmente divertido. Teve de tudo: narrador dizendo que o Flamengo abriu o marcador por causa da chuva, jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes do adversário se exasperando e pressionando a arbitragem para que o jogo fosse cancelado durante a (correta) paralisação; árbitro expulsando um jogador a mais do Flamengo, sem merecer (Paulinho), para compensar a justa expulsão de dois jogadores do adversário; teve cartão amarelo bizarro pro Marcelo Cirino no início da partida, mas no final prevaleceu a ordem natural das coisas. O adversário se descabelou, fez um escândalo e perdeu, sucumbindo como sempre.

***

Quanto ao jogo, achei que a estratégia do treinador Doriva, do adversário, ao aquecer o time no vestiário antes da volta para a continuação do primeiro tempo, após a paralisação por conta da chuva, acabou se revelando muito bem sucedida. O comentarista Álvaro de Oliveira Filho, da CBN, no comentário pós-jogo, falou no Flamengo esperando o Vasco por 15 (quinze) minutos dentro de campo. Não sei se foi tudo isso, mas foi evidente que o Vasco voltou melhor e o gol foi consequência da pressão e melhor distribuição em campo no restante do primeiro tempo pós-chuva, além do aproveitamento de sua jogada ofensiva mais forte - a bola aérea. Toda essa pressão foi viabilizada porque estava mais aquecido. Ao menos foi a minha impressão.

Voltaram as equipes do intervalo e o Flamengo se mostrou superior. O gol não foi obra do acaso. A entrada de Everton, formando um lado esquerdo de ataque fortíssimo com Pico e Cirino, fez a diferença. Ponto para Luxemburgo. Guiñazu talvez tenha cometido o pênalti mais claro e escandaloso de toda a história do clássico, mas está no DNA vascaíno reclamar da arbitragem contra o Flamengo. Acho até que deveria fazer parte do pacote de produtos e serviços oferecido ao torcedor, influindo no preço dos ingressos. Se pensarmos bem, o clássico entre Flamengo x Vasco da Gama se descaracterizaria e perderia a graça sem esse componente. É uma atração a parte, sem dúvida alguma, assim como a forma emocional como se comportam os vascaínos nesse confronto.

Após a entrada de Paulinho, o Flamengo teve contra-ataques nos quais poderia ter definido a partida e até ampliado o placar, talvez goleando. Luxemburgo deve prestar muita atenção neste ponto. Gostaria ainda de destacar as atuações de Canteros, que por pouco não deixou o seu em pelo menos duas definições importantes dentro da área, e de Alecsandro, que estava em seu dia, pôde ser oportunista e cobrar o pênalti com categoria, decidindo um importante clássico.

***

Preocupa-me o cenário de 2016 sem Maracanã e Engenhão durante as Olimpíadas. Tenho a mais absoluta certeza de que o Luiz Filho destrinchará esse assunto com toda a propriedade, mas o que quero saber d@s amig@s do Buteco, além de suas impressões a respeito da partida (é claro), é qual seria a solução para o mando de campo do Flamengo durante esse período: a) jogar em outras praças, fora do Estado do Rio de Janeiro? b) aproveitar um estádio dentro do próprio estado e ampliá-lo com arquibancadas tubulares? Nesse caso, qual seria o estádio ideal? Ilha do Governador? Caio Martins? Edson Passos? Moça Bonita? Italo Del Cima? A própria Gávea? Outra opção? c) Ou simplesmente aproveitar os estádios de Volta Redonda e Macaé?

Observem que trato da solução contingencial e emergencial para o extraordinário contexto de parte do ano de 2016, o que não prejudica e nem se confunde com a discussão a respeito da construção do estádio próprio.

***

Quarta-feira tem Bangu no Maracanã, sem Paulinho e Pico, expulsos, além de Canteros, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Mandem a escalação ideal para o Mais Querido somar três pontos.

Bom dia e SRN a tod@s.