quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vitória com gosto amargo



Salve amigos do Buteco,

Depois de jogos sonolentos e adversários medíocres durante as primeiras rodadas do Carioca, finalmente o Flamengo teve o seu primeiro teste no ano e o saldo para mim foi positivo, apesar de mais uma vez termos sofrido um gol nos acréscimos do segundo tempo.

A estratégia adotada pelo Luxemburgo ao levar um time mais cascudo para iniciar o jogo se mostrou acertada e gostei da tática de cadenciar o jogo ao invés de apostar na correria adotada pelo time gaúcho.

A escalação e comportamento do time mostram que a comissão técnica tinha conhecimento do adversário e do campo em que a partida seria disputada. Mesmo o time levando um gol nos acréscimos de bola parada, esta foi a situação de jogo mais treinada durante a semana e tanto o time quanto o Vanderlei tinham conhecimento que esta era uma das principais armas do adversário, principalmente pelo campo reduzido propiciar este tipo de jogada.

Gostei de uma maneira geral do Samir, Marcio Araujo, Canteros e Marcelo Cirino. O jovem zagueiro realizou a expressiva marca de 14 desarmes no jogo de ontem, enquanto o Marcio Araujo continuou com o futebol regular apresentado em 2015.

O Canteros não esteve tão afobado como em outros jogos e soube distribuir bem o jogo, principalmente pelo lado direito do campo. Já o Marcelo continua evoluindo a cada partida e mais uma vez foi um dos destaques em campo, mostrando muita movimentação, disposição e velocidade.

Destaque negativo para o Caceres, que apesar de ter realizado uma partida ligeiramente superior as demais aparições deste ano, continua devendo e apresenta um futebol bem distante do praticado em 2014.

Gostei da personalidade do Jonas e achei que fez uma estreia interessante para quem vestiu o manto pela primeira vez em um jogo bem mais complicado do que as peladas do estadual. É um jogador que ainda pode evoluir bastante e deve ser bem útil durante o restante da temporada.

O que mais me anima no Flamengo atual é o fato de termos um banco competitivo neste ano. Apesar de não termos grandes destaques individuais dentro do grupo, opções como Jonas, Arthur Maia, Luis Antonio, Gabriel e Nixon já são muito mais razoáveis do que ter que depender de Elton, Matheus e Negueba para mudar o panorama de uma partida.

Como comentei na última semana, o time ainda está em formação e a tendência é evoluirmos durante os próximos jogos. O Carioca e as fases iniciais da Copa do Brasil servem como uma continuidade da pré-temporada e independente dos resultados, é importante que a comissão técnica consiga avaliar a capacidade do elenco e quais as principais carências para o restante do ano.

É difícil demais agradar a nossa torcida. Se o time goleia comentam que estamos nos iludindo com o estadual, se o resultado não é favorável, reclamam que o time é fraco e se o técnico resolve testar algumas opções, é chamado de professor pardal, “jênio”, além de outros termos pejorativos.

Faltam jogadores ainda mais cascudos e que façam diferença dentro de campo. O Flamengo não se pode dar ao luxo de continuar tomando gol nos acréscimos, independente do adversário. O time precisa aprender a prender uma bola no ataque, afastar o perigo, fazer uma cera e não oferecer oportunidades de gols como ontem. É preciso ter um pouco mais de malícia e malandragem, no bom sentido.

A vitória acabou tendo um gosto amargo, mas o jogo de volta pode ser mais uma oportunidade do time jogar mais uma partida com caráter decisivo e ajudar o Vanderlei a moldar o time do seu jeito. Achei importante o time apresentar uma variação tática e não ficar tão dependendo do esquema tático com dois pontas velocistas.

Continuo com o otimismo de sempre e que venha o Botafogo! Ansioso para o nosso primeiro clássico valendo 3 pontos e prevejo um Maraca lotado no próximo domingo.


SRN e boa semana a todos!