sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Notas Rubro-Negras





Irmãos rubro-negros,

como todos sabem, nosso amigo Guilherme de Baère não mais poderá escrever no Buteco. Hoje, portanto, será meu primeiro post substituindo-o.

Fica o meu abraço  ao Guilherme, desejando-lhe  tudo de bom e que, sempre que possível, ele continue a frequentar o Buteco, participando conosco dos debates sobre os temas relacionados ao Mengão.

Agradeço muito o convite feito pelo Rocco e pelo Gustavo para, humildemente, continuar a colaborar com o Buteco do Flamengo, agora às sextas-feiras.

Muito obrigado.

Amigos, tenho percebido um fenômeno que paulatinamente vem mudando os hábitos da Nação Rubro-Negra.

Não sei se é fruto do desgosto ante a imparcialidade e o arco-irismo de boa parte da imprensa, ou mesmo uma certa percepção de que os veículos tradicionais, por seu tamanho, proposta e estrutura, não mais atendem adequadamente ao que se espera da cobertura do clube. 

Mas o fato é que tem crescido de forma avassaladora o número de mídias independentes focadas exclusivamente no Clube de Regatas do Flamengo.

Pessoalmente, faz muito tempo que perdi o costume de visitar os grandes portais. 

Sou suspeito para falar, mas a verdade é que passo boa parte do meu dia, e da minha noite, lendo os posts e comentários dos amigos aqui no Buteco do Flamengo.

Aqui fico sabendo das últimas novidades sobre o nosso Mengão, tendo a oportunidade de conversar com os amigos a respeito do Mais Querido.

O Buteco é tão especial que até mesmo quando o assunto resvala para a política, tema sempre muito espinhoso, os debates fluem com uma elegância de fazer inveja ao Parlamento Britânico.

Por isso digo e repito que o Buteco do Flamengo é como uma extensão da minha casa.

E nesse imenso universo de mídias independentes que têm por objetivo tratar do Flamengo, e no qual se insere nosso querido Buteco, há algumas ideias que merecem particular atenção.

É o caso, por exemplo, do Flamengo em Foco (http://flamengoemfoco.com.br) e do iFlamengoNews (https://mobile.twitter.com/iflamengonews), dois projetos que possuem a nada ambiciosa pretensão de cobrir todos os eventos em que estiver presente um atleta do Clube de Regatas do Flamengo. Não foi à toa que mantiveram, por mais de um ano, profícua parceria.

E é o caso, também, de uma iniciativa que promete revolucionar a forma de relacionamento das mídias independentes com o Clube de Regatas do Flamengo: o Mundo Rubro-Negro ou, simplesmente, MRN.

Idealizado, projetado e capitaneado pelo Diogo Almeida, velho conhecido dos amigos aqui do Buteco desde os tempos da Flamengonet, o MRN surge como uma proposta verdadeiramente inovadora, unindo num só veículo conceitos e instrumentos diversos, desenvolvidos para proporcionar uma abordagem ampla e variada acerca do universo, ou mundo, rubro-negro.

Para tanto, o Mundo Rubro-Negro utiliza diversas ferramentas, como, por exemplo, o site (http://www.mundorubronegro.com), que congrega notícias, entrevistas, blogs (MRN Blogs e Blogueiros da Nação) e informações (MRN Informação) sobre o clube; o Twitter (https://mobile.twitter.com/mrn_crf); o Instagram (https://instagram.com/mundo_rubro_negro/; o YouTube (https://m.youtube.com/channel/UCUatFFfcrMgNSE6mlC4LE5Q); e o Facebook (https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?src=shareaholic&u=http%3A%2F%2Fwww.mundorubronegro.com%2Fnossa-missao%2F&t=Bem-vindo+ao+seu+Mundo+Rubro+Negro).

Mas não para por aí. Além de todo esse instrumental, o MRN também conta com uma rádio, que transmite ao vivo os jogos do clube. Aliás, segundo o Diogo, em breve as transmissões dos jogos do Flamengo também serão feitas pelo MRN via YouTube. Já pensou, transmissão de jogo do Flamengo feita de rubro-negro para rubro-negro? Falta pouco.

Tudo isso, porém, de nada valeria se não houvesse quem alimentasse a engrenagem com conteúdo de qualidade. E, nesse quesito, o Mundo Rubro-Negro está muito bem acompanhado.

O time reunido pelo MRN é simplesmente espetacular, contando com valorosos e ilustres flamengos. Gente que veste vermelho e preto e que luta por nossas cores com amor e brio. 

Como se vê, o MRN, merecidamente, veio para ficar. Já é uma referência no universo das mídias independentes rubro-negras. 

Ao Diogo Almeida e a todos que colaboram com o MRN, contribuindo para o engrandecimento do Clube de Regatas do Flamengo, meus sinceros parabéns por concretizarem tão belo projeto.

O incremento das mídias independentes rubro-negras é fato a ser celebrado por todos aqueles que amam o Flamengo.

O Flamengo é o maior e melhor clube do mundo por sua camisa, sua história, sua tradição, suas glórias.

Mas também, e muito, por causa de sua torcida. Essa massa alucinada de abnegados, que vibra, sorri e sofre por esse clube tão amado. 

Gente que dedica seu tempo, seu dinheiro e sua vida ao Flamengo, um clube que inspira as paixões mais intensas que nossa humilde humanidade pode vivenciar.

A todos eles, meu muito obrigado.


Antes de encerrar, lembro que no domingo teremos um jogo que vale a liderança do Campeonato Carioca.

Além da liderança do certame, a partida terá sabor especialíssimo, pois será disputada no dia em que o Rio de Janeiro comemorará 450 anos de vida. O Maracanã certamente estará lotado de flamengos.

Como homenagem ao local de sua fundação, mantenho firme a fé de que o Mengão fará um grande jogo e conquistará uma bela vitória.

Avante Flamengo!




Abraços e Saudações Rubro-Negras a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.