quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Vamos falar de futebol?

Salve amigos do Buteco,



Depois de um início de ano tranquilo com uma série de nomes da imprensa e clubes adversários elogiando a política do clube, eis que nestas duas últimas semanas o Flamengo voltou a conviver com o dia a dia turbulento que há anos já virou rotina do calendário rubro negro.

Em poucos dias voltaram a bater forte em nossa diretoria e além de toda a polêmica com a federação do Rio, tivemos que digerir a saída de um dos principais nomes do grupo que gere o Flamengo. Foi falado de tudo que acontece com o clube, menos do futebol praticado dentro das quatro linhas e por mais incrível que pareça, este será o tema da coluna de hoje.

Pela primeira vez em anos conseguimos ter uma pré-temporada digna e com tempo suficiente para preparar minimamente o time. Excluindo o Jonas, praticamente todos os demais jogadores puderam usufruir de 100% da preparação.

Participamos de amistosos com adversários tradicionais e já deu tempo inclusive de levantar taça em 2015. Independente da qualidade do grupo atual de jogadores, me parece claro que o Flamengo montou um grupo de homens!

O Rodrigo Caetano chegou com a clara missão de fazer uma limpa no elenco e restaram somente os jogadores que de alguma forma demonstraram interesse em honrar o manto e tesão de entrar em campo.

Apesar de não termos um grande destaque individual, o Luxemburgo conseguiu montar um time aplicado taticamente, onde todos possuem consciência do seu papel em campo e que raramente leva gol (em 5 jogos neste ano levamos apenas um único gol).

Posso estar exagerando, mas em alguns aspectos este time me lembra muito o Corinthians campeão da Libertadores em 2012. Ainda falta aquele jogador que chama a responsabilidade do jogo para si e cresce em partidas difíceis como foram os casos do Hernane e Elias no título da Copa do Brasil em 2013, mas acredito que estamos no caminho certo.

Com a chegada do Marcelo Cirino, o Everton deixou de ser o protagonista do time. Apesar dele não ter realizado uma excelente partida ontem, esta divisão de responsabilidade pode ajudar a crescer ainda mais o futebol do Everton.

Sei que muitos não gostam do posicionamento do Marcelo, mas não consigo vê-lo como um autêntico camisa 9. Apesar dele ser o homem mais próximo a área, ele desempenha um papel muito diferente do que o Fred no Fluminense, por exemplo. O Cirino é um jogador de muita movimentação e velocidade e a troca de posição com os homens de frente é constante.

Para este esquema do Luxa funcionar é fundamental que o Canteros e principalmente o Arthur Maia se aproximem dos homens de frente. Sempre que a jogada for para a linha de fundo é muito importante que tenhamos pelo menos dois homens próximos a área para receber os passes e cruzamentos e confundir a zaga adversária.

No jogo contra o Macaé, em muitos momentos os homens do lado de campo cruzavam e você via o Nixon ou Marcelo isolados esperando esta bola, enquanto ontem, talvez pela fragilidade do adversário, está aproximação já funcionou melhor e era nítida a presença de mais rubro-negros na área adversária.

A entrada do Marcio Araújo deixa o time muito mais leve e deve funcionar principalmente nos jogos contra os times pequenos. O Caceres joga muitas vezes quase como um terceiro zagueiro, concentra-se nos passes laterais e dificilmente vai ao ataque, enquanto o Marcio Araújo possui um passe muito mais agudo e tem fôlego para avançar em alguns momentos e retornar logo em seguida para a marcação.

O que ainda me preocupa é a lateral esquerda. O Pico é apenas um nome razoável e o Thalysson ainda me parece muito verde para vestir o manto. Nada contra o garoto, acho até válida a aposta, mas vejo a lateral esquerda como uma posição carente no clube e tenho receio de apostar nestes dois nomes para um campeonato tão disputado como o Brasileirão.

O Campeonato Carioca não pode ser considerado parâmetro para o restante da temporada, mas é um bom momento para o clube rodar os jogadores do elenco e ter uma noção melhor das principais carências para realizarmos contratações cirúrgicas para os campeonatos que realmente interessam.

Como bom otimista que sou, prevejo coisas boas para este ano e independente da fragilidade de boa parte dos adversários do estadual, acredito que estamos no caminho certo.

Boa semana a todos e torçamos para que esta quinta-feira seja muito mais tranquila.

Enquanto os resultados dentro de campo continuarem aparecendo, a diretoria terá cada vez mais tranquilidade e a confiança da torcida para que o projeto de reformulação do clube continue firme e forte.


SRN e até semana que vem!