sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Feliz 2015!

Finalmente vai acabar o chatissimo período do ano em que debater o Flamengo praticamente se resume às inesgotáveis especulações sobre contratações e reforços. E não apenas as nossas, mas muitas vezes as dos outros times também, como que nos obrigando a responder na mesma altura ou acima. Impossível não pensar no duelo entre o Patolino e o Marciano para ver quem teria a arma maior...

O Mais Querido entrará em campo no próximo do domingo para enfrentar um time que disputa a Champions League, recheado de jogadores brasileiros. Tem tudo para ser um bom teste, ainda que o time esteja em plena pré-temporada.

As notícias vindas de Atibaia apresentam um Flamengo 2015 calcado na velocidade, algo que vem sendo um dos pontos de destaque das melhores equipes do mundo. Mas além de muita correria, o que podemos esperar desse time renovado e agora, ao que parece, bastante melhor preparado do que no ano passado?

Da minha parte, espero ver muita compactação defensiva com rápida transição para o ataque, mas que pode ser ineficaz contra times mais fechados. Uma boa estratégia me parece ser uma forte marcação na saída de bola destes adversários sufocando seus zagueiros e tentando retomar a bola perto do gol. Será que teremos peças para jogar agressivamente nesse nível? E fôlego?

Sobre os campeonatos, creio que as metas apontadas pelo Luxemburgo me parecem bastante adequadas: Chegar as finais do estadual - se jogarmos com força máxima - é absolutamente obrigatório. E me parecem boas metas atingir a decisão da copa do Brasil e chegar entre os 5 no campeonato brasileiro, obtendo a classificação para a Libertadores em 2016.

Política

Neste ano de 2015, o assunto será uma constante. Se nos dois primeiros anos da gestão EBM o caldeirão político da gávea ferveu, não ia ser justamente no ano eleitoral que iria arrefecer.

Certamente veremos, diremos, leremos, escreveremos e ouviremos inúmeras vezes que estamos diante " do momento político mais importante da história do Clube". E não é para menos, afinal, o próximo presidente tende a receber o Flamengo na melhor situação financeira em anos, talvez décadas. E da mesma maneira que podemos continuar caminhando na direção de um crescimento sustentável que ajude a construir as bases para um Flamengo cada vez mais forte e poderoso também corremos o risco de atrair aventureiros que cometam irresponsabilidades com as finanças do clube em busca de glórias efêmeras cuja conta, sabemos, virá pesada no futuro.

Enquanto a temporada não começa para o futebol do Mengão, a primeira batalha rubro-negra de 2015 já está marcada. Na próxima quinta-feira será votada a entrada de mais de 200 novos membros no conselho deliberativo. É um número expressivo e que mostra que mais e mais rubro-negros estão se mobilizando para participar das decisões sobre os rumos do clube. E isso é fundamental para renovar o conselho e oxigenar as idéias e os debates na política rubro-negra em um ano tão importante.

O caldeirão político da Gávea segue em ebulição. A grande esperança para nós Flamengos é que o futebol possa se destacar positivamente aliviando a tensão política dentro do clube.

Abs e SRN!