terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O Flamengo é de Todos. Vencemos!

Só gigante na minha frente! Onde está Wally?
 O texto é curto, porém a experiência foi grandiosa. Assim inicio minha coluna de 150 no Buteco, uma casa que tenho o orgulho de pertencer, representar. Mesmo que tenha 200 anos de Flamengo, serei sempre o Luiz Filho do Buteco, foi por ele que pude “chegar ao clube”, contribuir, trocar ideias, conhecer pessoalmente gente muito bacana e que pensa no Flamengo. Obrigado Buteco! O dia da eleição para o corpo transitório do Conselho deliberativo foi bem mais tranquilo do que se imaginava. As propostas eram claras, as diferenças nítidas e o resultado da urna mostra um caminho de bastante trabalho pela frente.

A gestão azul ainda encontra resistência entre os frequentadores do clube social, principalmente os de idade mais avançada, onde a “rádio-corredor” funciona melhor, faz mais sentido. Geralmente nessa faixa etária, não se lê e-mail, “enxergam incompetência” numa piscina sem água, e encontra-se com sócios que talvez tenham maior disponibilidade de tempo dentro do clube. Exemplo de ontem: Um senhor, com aproximadamente 90 anos (perdoem minha falta de conhecimento “específico, parecia ter sido nadador do clube, atleta) reclamava da piscina vazia e das medalhas de Cielo no mundial de piscina curta, domingo...

A visível e tão falada (e vazia no momento) piscina “vazava 500 mil Reais por mês”, e se somarmos aos 80 mil que Cesár Cielo recebia do clube, sem nadar nele e mal utilizar nossas cores (não por sua culpa, diga-se) eram quase 600 por mês indo pro ralo (nem incluo os outros nadadores). O Flamengo é grande demais para desperdiçar tanto! Seria no mínimo uma irresponsabilidade mantê-la do jeito que estava. Por este tipo de situação, para que ela não aconteça, é preciso mais e mais de nossa participação, da troca de ideias, de um diálogo franco. O que queremos do Flamengo? No que estamos dispostos a contribuir com o clube?

Creio que a oposição se arme para uma disputa que se arrastará pelo ano de 2015, e que talvez seja facilitada, caso o futebol não proporcione um desempenho minimamente satisfatório, o que sinceramente não acredito. Ao contrário do que imaginava para a votação de ontem, e inclusive a apuração, os momentos foram de cordialidade, não vi, percebi ou escutei algo sobre qualquer animosidade do momento em que cheguei ao clube até o que saí dele. O trabalho foi bem executado, o pessoal estava mobilizado, como deve ser e o fato de não levar os 100% da chapa para o CODE deixa a todos vigilantes. É ótimo que fiquem, existem pessoas de todos os tipos no Flamengo.  

O que mais levo do dia de ontem foi a troca de ideias sobre o clube com grandes rubro-negros, que vivem o clube como eu, como muitos que não tem (tiveram) a possibilidade de desfrutar de um ambiente onde só se pensa o Flamengo do presente e do futuro. Ah, o chope da vitória foi saboroso! O Flamengo é de todos, como se denominou a chapa azul, a vencedora. Da situação, da oposição, de pobres, de ricos, de negros, de brancos, de amarelos e de azuis. Acima de tudo rubro-negro...


P.S.1: Parabéns Guilherme De Baére! O mais novo conselheiro Butequeiro, que realizou um sonho ontem! Parabéns, 01! Duplamente, camarada!
P.S.2: Vasco.

P.S.3: A partir desta coluna me despeço em 2014 (só de escrever, não de participar no blog), volto ano que vem. Boas festas Butecada! Que 2015 seja maravilhoso para nós dentro e fora da vida Flamenga!