segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Entre os Sonhos e a Realidade

Buongiorno, Buteco! Encerrou-se a temporada 2014 e a verdadeira gangorra de emoções que ela trouxe, e até agora o Flamengo se limitou a contratações de menor expressão e à polêmica renovação do contrato de Leonardo Moura. Pouco? Sem dúvida! Falta de qualidade no trabalho da Diretoria? Por enquanto, ao menos, não encontro razões para concluir dessa forma. O que me leva a ter cautela nessa avaliação é o comportamento do mercado nesse final de ano: os atletas, seus empresários e os clubes "vendedores" estão pedindo alto, pois a procura é grande e a oferta nem tanto, contexto que milenarmente leva à elevação do valor do produto. O mercado argentino, por exemplo, que ao meu ver ainda é bastante interessante, é o melhor exemplo disso: los hermanos "aceitaram" a posição do Brasil como mercado central do futebol na América do Sul, mas agora estão subindo o preço e valorizando ao máximo seus jogadores nas negociações. Alguns ainda tentam se defender heroicamente da voracidade do mercado, como mostra a renovação de Federico Mancuello com o Independiente. Não será sempre que o Flamengo encontrará oportunidades como ocorreu com Canteros. 

É interessante observar como esse jogo no qual os valores estão subindo às alturas parece não estar produzindo resultados satisfatórios a ninguém, pois poucos são os clubes que têm anunciado contratações e nenhuma até agora pode ser classificada como de maior vulto. Por isso mesmo, e também porque a situação do Flamengo ainda não é de estabilidade financeira, pois apesar da redução da dívida a expectativa para 2015 é de fechar o ano recorrendo a cerca de R$ 30 (trinta) milhões em empréstimos, mostra-se compreensível que a Diretoria não troque os pés pelas mãos e seja irresponsável nas contratações. Em contrapartida, exatamente por isso é importante estabelecer prioridades.

***

Acho que a Diretoria deveria evitar declarações do tipo "dois ou três reforços para serem titulares virão" ou "vocês irão se surpreender" porque talvez isso não ocorra e, o mais importante, não por sua "culpa", mas por força das circunstâncias. O ponto é: não é melhor evitar que se crie esse tipo de expectativa? O certo é que algum dinheiro há para investir e creio que, à medida em que a data de reapresentação dos atletas for se aproximando e a dificuldade em contratar continuar, será preciso estabelecer novos parâmetros em nível de prioridades e enxergar o que realmente é vital para o primeiro semestre da temporada de 2015, já que no meio do ano haverá outra "janela" para negociações internacionais, e com o mercado um pouco mais aquecido com o final das temporadas europeias. Lembrando que o primeiro semestre se resume a Campeonato Estadual e rodadas iniciais da Copa do Brasil, e embora a ideia leve inevitavelmente a uma dose de frustração, é possível a contratação desses reforços no meio do ano.

Nesse ponto, amig@s do Buteco, é necessário ponderar que Rodrigo Caetano terá então um semestre para fazer contatos e realmente trabalhar, algo que não pôde fazer por ter substituído Ximenes no meio do processo. Eu realmente acho que esse pode ser um dos fatores que está atrapalhando o Flamengo dentro desse já especialmente complicado contexto do mercado desse final de ano. É o ideal? Não, mas acho que é a realidade. E entre os sonhos e a realidade, é sempre uma boa dar as mãos à praticidade. Pelo que estou vendo, acho que o Rodrigo Caetano terá que começar a costurar agora para a próxima janela.

***

Não devemos nos esquecer de que contratar não é exatamente uma ciência exata e nem tampouco uma tarefa simples. É frustrante não ver o Flamengo contratando do jeito que gostaríamos? Mas digam se não é bacana vê-lo fora de uma lista como essa? Se bem que o Elton... E lembrem-se: para 2015, falam em R$ 18 milhões a serem gastos com jogadores que já deixaram o clube, mas ainda estão recebendo do Flamengo...

***

Posto todo esse contexto, e passando às prioridades, eu não vejo como iniciar 2015 sem reforçar as laterais. Em todas as outras posições é possível imaginar alguma evolução com uma boa pré-temporada e a preparação adequada nas partes física, técnica e tática, novas chances a alguns atletas (Erazo e Welinton, por exemplo), testes com jogadores da base ou atletas de menor investimento recém contratados, mas não nas laterais. Há absoluta e efetiva carência de jogadores em ambas, e o que é pior: foi nelas que a defesa demonstrou maior fragilidade e onde mais comprometeu o Flamengo em 2014. Arrisco dizer que, muito embora estejam longe de serem os únicos responsáveis, foi por elas que se construíram as goleadas que o time sofreu, antes e depois da chegada de Luxemburgo (as goleadas foram um padrão, queiramos ou não admitir o fato).

***

Leonardo Moura de contrato renovado. A partir de agora, passo novamente a considerá-lo atleta do elenco e o que me interessa é a maneira pela qual será utilizado. Acho que não há como jogar mais como lateral e provocar com isso o deslocamento de um volante para o setor direito como forma de compensar suas limitações defensivas. Lembro de sua ótima atuação escalado no meio em 2012, no Engenhão, na vitória sobre o Atlético/MG, naquele inesquecível primeiro confronto do Flamengo contra o Ronaldinho Gaúcho após sua saída conturbada. Muito embora não se possa imaginar Leonardo Moura como o típico "maestro" ou aquele jogador que cadencia e organiza o meio de campo, pode ser, em alguns jogos, uma alternativa interessante para flutuar como falso ponta. pelos lados do campo, tal como fez naquela partida. E quando menciono alguns jogos, refiro-me ao fato de que não o vejo mais como titular, mas como um jogador experiente do elenco que pode ser útil em alguns e determinados jogos.

Se o Manchester United assim fazia com o Giggs, o Flamengo não pode com o Leonardo Moura?

***

Como sempre, vocês estão com a palavra.

Bom dia, Feliz Natal e SRN a tod@s.