sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Juntar os cacos

A diferença entre a postura dos dois times ficou evidente imediatamente após o quarto gol do atlético. Imediatamente um jogador atleticano foi ao chão, decretando a sequência de embromações que levou ao fim do jogo. Sim, ainda houve uma chance remota de gol rubro-negro num lance despretensioso, mas a verdade é que o Flamengo jamais buscou a classificação naquele segundo tempo.

O time que entrou em campo nesta quarta protagonizou uma das maiores vergonhas da história Flamenga. Comparável às derrotas para o América e o Santo André, daquelas para serem escritas nas antologias do clube e jamais serem esquecidas. Foi uma postura de time amador, juvenil, especialmente tendo visto o que ocorreu na fase anterior, no mesmo estádio semanas atrás. Inaceitável.

De quem é a culpa, de quem é a responsabilidade? Do treinador que colocou para jogar no segundo tempo três dos jogadores mais sem sangue do elenco? Dos jogadores que não souberam se comportar de maneira digna e honrar o Manto Sagrado e consagrado? Da diretoria do clube, que montou um elenco fraco e incompleto?

Talvez não seja o momento de procurar culpados, especialmente em momentos de cabeça quente após uma derrota especialmente dolorosa. É hora sim de curar as feridas. O Clube tem evoluído bastante em diversas áreas mas tem tido uma performance notadamente abaixo das expectativas no futebol. Não podemos aceitar brigar anos consecutivos contra rebaixamento. O Flamengo não pode se comportar como um clube que não sabe o que fazer no futebol trocando de técnico a cada seis meses.

De alguma maneira, a diretoria do Flamengo precisa encontrar uma forma de levar para o departamento de futebol a eficiência e a enorme capacidade demonstrada em outras áreas. Não existe um caminho fácil e os erros cometidos nas duas últimas temporadas mostram o tamanho do risco que se corre nesse universo quando não se sabe muito bem o que fazer.

Após o desfecho inesperado da temporada 2013, a de 2014 também chega ao seu final de maneira melancólica para nós rubro-negros. Só podemos esperar que o time consiga recuperar a honra, terminar o campeonato nacional com dignidade e que o clube possa preparar um 2015 melhor para a Nação.


abraços a todos e SRN!