segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Dá Uma Mãozinha Aí, São Judas Tadeu!

Buongiorno, Buteco! Vitoriazinha abençoada a de ontem, hein? Compreendo o Luxemburgo ao se ver em um dilema na escalação. Tudo bem, o Flamengo ainda tinha uma vantagem razoavelmente cômoda em relação à ZR, mas as perspectivas concretas de passar às finais da Copa do Brasil e de postergar o problema da manutenção na Série A em 2015 provavelmente o fizeram meditar muito a respeito da oportunidade que representava enfrentar a Chapecoense no Maracanã e a chance de conquistar três pontos. E eu acho que a decisão não era simples. Observem, amig@s do Buteco, que, se classificando para as finais, e em caso de derrota ontem (por exemplo, escalando apenas reservas), os jogos contra Sport (f) e Coritiba (c) reviveriam o mesmo dilema de antes da partida contra a Chapecoense, talvez com a ZR mais próxima. Então a decisão de escalar alguns titulares não me pareceu errada e nem muito menos absurda. Algumas escolhas é que, com todo o repeito, não fizeram muito sentido. Refiro-me principalmente a Leonardo Moura: não quero entrar no mérito do pênalti desperdiçado e nem na existência real ou da gravidade da lesão muscular, mas o fato é que alguém terá que me explicar muito bem por que diabos Luxemburgo poupou um lateral de 28 (vinte e oito) anos (João Paulo) e não fez o mesmo com o de 36 (Leonardo Moura), tendo Leo a sua disposição, para eu retirar a crítica que ora faço ao nosso treinador.

Não sei se a situação de Gabriel era previsível, mas é sem dúvida o melhor jogador do time ao lado do Canteros atualmente, e não é preciso ser um expert para calcular o risco que principalmente Leonardo Moura corria, dado o número de partidas que já disputou nessa temporada e a sua idade. Entre mortos e feridos, porém, salvaram-se Anderson Pico, cada vez mais se revelando um jogador de boa técnica, e Nixon, que nunca jogou tanta bola nos profissionais do Flamengo como agora.

***

Agora é com São Judas Tadeu. Caro padroeiro, é demais pedir-lhe que deixe ao menos Éverton e Gabriel em perfeitas condições de jogar quarta-feira? Se puder acrescentar o nosso "Experiência", o Leo Moura, faria então o serviço completo. Que tal?

***

Deixando a emoção e as brincadeiras de lado, as contusões de Éverton e Gabriel preocupam por conta da velocidade e da importância desses dois jogadores para o time. Luiz Antonio não substitui nenhum dos dois a contento e, como se não bastasse sua fase "avoada", é bem menos ofensivo do que qualquer um deles, na verdade jogando em posição mais recuada, embora no meio. Nixon está em boa fase e com muita vontade, mas falta-lhe sobretudo a vivência para ser titular em um jogo como esse.

O ataque do Flamengo é o setor que, definitivamente, ainda não engrenou. Novamente peço a São Judas Tadeu para, além de curar nossos feridos, ilumine seus substitutos e os próprios titulares que jogarem, mas o certo é que enquanto a defesa e o meio parecem ter atingido um bom ponto de equilíbrio, o ataque ainda se ressente de algo mais incisivo, preciso e que mais de um jogador seja responsável pelos gols marcados.

Acendendo uma vela então para o nosso padroeiro São Judas Tadeu, encerro pedindo as escalações ideais de cada um de vocês para quarta e os potenciais substitutos, em caso de alguém não se recuperar a tempo das contusões.

Bom dia e SRN a tod@s.